Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nem só de vinho...





Eu gosto de cerveja e lendo, dias atrás, o blog do enólogo Adolfo Lona (Vinho sem Frescuras, o link está na barra ao lado), descobri que os vinhateiros são discriminados por beberem cerveja (e olha que eles bebem hein!!).
Mas peraí...depois da água e do leite de mãe, são as duas bebidas mais antigas da humanidade, dois fermentados de base absolutamente natural, com 5 mil anos de história nas mesas dos humanos.
E como preconceito para mim é um lixo tóxico, resolvi reforçar minha posição de apreciadora de (boas) cervejas, divulgando aqui o evento de um grupo de amigos que, além de apreciadores de bons vinhos nacionais, estão se tornando grandes conhecedores de cervejas artesanais.
É o 'Boteco dos Chefs', um evento que vai acontecer no próximo sábado - dia 15 -, na Estância Viamonte, pertinho de Porto Alegre.
Para quem não sabe, o Rio Grande do Sul é, há mais de uma década já, produtor de excelentes cervejas artesanais, e esse grupo prestigia não apenas essa produção como também a comida de boteco, feita com maestria e ingredientes de primeira.
É um 'pé-sujo carioca' de alma, mas com o apreço que os bons chefs costumam aplicar àquilo que, eles mesmos, gostam de comer. E quem há de resistir à boa comida de boteco?
Lisandro, o hoteleiro responsável pela Estância Viamonte ao lado do chef Zé Luiz (que muitos conhecem do programa da tv Bandeirantes 'Um Gordo na Cozinha'), me contou como foi a primeira edição do evento (que aconteceu dia 24 de novembro), original em forma e conteúdo: "Os três chefs dividiram suas inspirações em sete rodadas, todas harmonizados com cervejas diferenciadas da micro-cervejaria Rasen Bier de Gramado e da Amazon Beer de Belém do Pará. Os convidados contaram também, além dos pratos especiais, com um buffet com mais de 20 petiscos que ficaram a disposição até o inicio da Roda de Samba, que começou às 16h.
O ponto de encontro, juntamente com a primeira e a segunda rodadas das Comidinhas de Boteco, foi no restaurante “a Cantina” que trabalha exclusivamente com carnes exóticas na zona sul de Porto Alegre. Os proprietários ofereceram  Bolinho de Jacaré e Pastel de Capivara.
As demais rodadas já são realizadas na própria Estância Gourmet, e foram servidas as seguintes comidinhas de autor : Kibe, preparado pelo chef Fábio Camargo, Bolinho de Bacalhau e Copa na Cerveja Preta, preparado pelo chef José Luiz e ainda um Achadinho de Moranga com Charque e um Caldinho de Feijão produzido pelo chef Vini Lisboa."

Na foto abaixo o chef Vini Lisboa e o hoteleiro Lisandro Larréa (à direita), responsável pela organização e eventos da Estância Viamonte, uma das primeiras a implantar no Brasil o conceito de 'portas fechadas', onde os eventos são feitos com número certo de convidados e sob medida para atender as pessoas de maneira profissional mas mantendo o toque de informalidade.


Claro que tudo isso é favorecido pelo entorno da propriedade, uma fazenda com ares de agriturismo europeu, onde as pessoas se sentem mais do que 'clientes'.


Para o evento do dia 15 eu não sei se ainda há vagas, mas vale consultar através do link www.estanciagourmet.com. O ponto de encontro será às 12h no mesmo restaurante de carnes exóticas, embora o restante do programa mude um pouco, bem como as cervejas artesanais que farão a harmonização do dia.

Quem puder ir, aproveite! Afinal, está na hora de começar a tirar o pé do acelerador para o final de ano, de dar um tempo para as pilsens genéricas que abundam nas prateleiras dos supermercados e de ser tratado, como disse um dos participantes do evento do dia 15: "Com fidalguia e e espontaneidade", para terminar 2012 com delicadeza e graça (e no ritmo da roda de samba, claro!).







Um comentário:

  1. Sem dúvida maravilhoso!
    Mas o segundo foi melhor, tinha cerveja Dudinka!!

    ResponderExcluir