Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cittá di Alba, Cuneo, Piemonte

Passei cinco noites na cidade de Alba, que fica na província de Cuneo, no Piemonte.
Era lá o Palazzo (foto abaixo) Mostre i Congressi onde aconteciam as degustações do Nebbiolo Prima.

A cidade, pequena mas nem tanto, tem um excelente poder aquisitivo, capitaneado pela indústria da enogastronomia. É de lá (e de suas cercanias) que saem Barolos e Barbarescos, as super valorizadas trufas brancas e as avelãs, que combinadas com o chocolate resultam em nada menos do que a Gianduia.
Não por acaso a fábrica da Ferrero Rocher fica na cidade e emprega mais de seis mil pessoas.
Ordenada, limpa, bem cuidada, a cidade é uma delícia para se caminhar pois além de tudo é plana. Por isso cada tempinho livre que eu tinha o meu caminho era o da rua, e isso começou logo no domingo, após o coquetel oficial de abertura do Nebbiolo Prima, no restaurante da praça da matriz  sob os toldos pretos (foto abaixo).
 O final da tarde de domingo ainda é um tanto movimentado para uma cidade tão pequena, pois o comércio abre e quase todos os restaurantes também.

 Quase nove horas da noite (e ainda com luz do dia) eu resolvi parar para jantar neste local que me pareceu simpático. Chama-se Pasta & Pasta e foi uma boa escolha.
 Salada de folhas com bresaola, feijão branco, tomate cereja e cubos de queijo...

 ...meia garrafa de Barbera d'Asti do produtor Damilano da cidade vizinha de Barolo...
 ...e um risotto de radicchio.
 Comida saborosa e ambiente moderno que me fizeram relaxar das mais de 24 horas 'no ar' entre aeroporto-avião-carro-coquetel...
 ...e eu adorei a luminária feita com as pequenas garrafas de Campari.
Do restaurante eu voltei direto para o hotel, pois as forças estavam no fim e a semana que começaria seria longa.
Felizmente a chuva fina e fria desse domingo deu lugar a uma semana linda, de céu azul e temperatura amena (por volta de 22 graus) que facilitou muito o trabalho e as visitas aos produtores.




 Na foto acima está o Bar La Brasilera, que fica na Piazza Savona, uma das mais importantes da cidade. Aliás é bem por ali que estão alguns dos melhores restaurantes de Alba, sobre os quais vou falar em outra postagem.
 Nas fotos acima e abaixo uma rua movimentada do centro, que leva até a catedral. Por lá as pessoas fazem compras, comem e bebem com tranquilidade, bem no meio da rua.
 O aperitivo abaixo era o 'acompanhamento' da taça de vinho branco da uva Arneis que eu pedi no La Brasilera. Custou 4 euros (tudo), aproximadamente 12 reais. Igualzinho ao Brasil, não?
 Na última foto está a Osteria dei Sognatori, um lugar que parecia estar sempre no meu caminho, não importa qual caminho eu fizesse. Assim, acabei parando uma noite. Mas isso é assunto para outra postagem...
Bom final de semana para todos, pois esta postagem me inspirou e estou indo para a cozinha fazer um risoto milanês. O vinho, no entanto, será brasileiríssimo.
Bons brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário