Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Começou!

Foi aberta, oficialmente, a Vindima 2012 no Vale dos Vinhedos.
A festa aconteceu no sábado, dia 28 de janeiro, na enorme propriedade do Hotel Villa Michelon, no coração do Vale.
É claro que algumas vinícolas da região já estavam (há pouco mais de uma semana) colhendo as primeiras uvas - em geral brancas para vinhos base de espumante - mas o calendário oficial do Vale é aberto agora.
Diferentemente do ano passado, quando a festa aconteceu sob uma ligeira chuva, neste ano o sol brilhante e o céu azul acrescentaram (se é que é possível) um pouco mais de beleza natural à festa.
Moysés Michelon, diretor e proprietário do hotel, estava feliz como nunca, com a festa que teve início às 17h e só terminou à meia noite.

Para quem não sabe, Sr. Moysés (na foto acima) é uma das pessoas mais ativas e preocupadas com a preservação das tradições da região. Foi, em grande parte, pelo trabalho dele que a serra teve seu primeiro roteiro de visitação, o Caminhos de Pedra, hoje uma referência no turismo da região.
Inteligente, animado, culto e participativo, é uma dessas pessoas que fazem a diferença em qualquer projeto  no qual acreditem.
Na foto acima, Moysés Michelon com as soberanas do Vale, Letícia Dal Magro, Vanessa Crestani e Camila Milani e o presidente da Aprovale, Rogério Valduga.
E vocês sabem, lá no sul (em muitos lugares do nordeste também) festa que se preze tem que ter rainha e princesa (que o diga o Carnaval que tem até Rei), padre abençoando, autoridades fazendo discurso, visitantes de montão e....
 ...comilança, claro!
As fotos são todas de Gilmar Gomes, um craque da região!
Para que vocês tenham uma ideia melhor de como foi essa festança, reproduzo abaixo uma parte do texto  enviado pela assessoria do Vale dos Vinhedos:

"Uvas brancas, rosés e tintas foram colhidas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Entre um cacho e outro, pausa para provar a doçura das uvas, uma experiência que só pode ser vivida nesta época do ano. Já com os cestos cheios era hora de voltar para a Casa do Filó e o Memorial do Vinho para o momento da pisa. Com os pés nas uvas, a rainha do Vale dos Vinhedos, Vanessa Crestani, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani, começaram a pisa, que foi seguida por crianças e visitantes. Todos queriam entrar na mastela e reviver a prática dos imigrantes italianos.
Dali os participantes seguiram para o Salão da Comunidade 8 da Graciema onde aconteceu a bênção aos vitivinicultores e o filó italiano. “A festa deste ano foi a mais animada de todas. Comunidade e visitantes se divertiram como nunca”, comemorou o diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon. Copa, queijo, salame, pães, cucas e vinhos, espumantes e suco de uva de 16 vinícolas associadas à Aprovale, além do artesanato regional, rechearam o evento.
O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, disse que a vindima é motivo de comemoração e de orgulho para o Brasil. “Mostramos para o mundo que sabemos fazer vinhos e espumantes de alta qualidade e atender bem quem nos visita também é nosso dever”, destacou, ressaltando que o Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro. Dos 146 prêmios conquistados por vinhos e espumantes brasileiros em concursos internacionais em 2011, 53 (36%) são do Vale dos Vinhedos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário