Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Começou a safra 2013!

A Cooperativa Vinícola Aurora, com sede em Bento Gonçalves, começou sua colheita de uvas hoje! Tecnicamente essa é a safra 2013 chegando à cantina para processamento.
Nas imagens abaixo, as primeiras caixas de uva Pinot Noir chegando à empresa, que até o final da semana serão transformadas no começo de um vinho base para espumantes.
O enólogo André Peres Júnior comentou que a safra adiantou devido ao inverno que terminou um pouco mais cedo e assim tudo no campo foi mais depressa:"Essas primeiras uvas já estão com a qualidade e acidez necessárias para se tornarem os vinhos base para espumante, assim não podemos esperar o calendário e nem o 'fim do mundo'" brincou.
Fazia vários anos que a safra não se adiantava dessa forma, o que também pode representar um sintoma das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o globo.
Para quem estranha esse fato, é bom dizer que as uvas que são transformadas em vinhos que são a base para os espumantes (ou seja, vinhos que serão refermentados) precisam ter acidez mais elevada do que as uvas que serão tranformadas em vinhos tranquilos, assim é normal que a colheita dessas uvas seja feita antes das demais.
Como explicou o enólogo, o tempo frio - embora acentuado na medida para o descanso anual da parreiras - terminou antes, e a subida das temperaturas fez com que o ciclo de brotação, floração,  crescimento e amadurecimento se adiantasse.
Mas cabe aqui uma explicação final: das centenas de cooperados da Aurora, apenas alguns deles (marcadamente do Vale Aurora, uma bela região de Bento Gonçalves) começaram a colheita. Cada pequena região evolui de uma forma diferente e em momentos diferentes.
De qualquer forma, bem vinda safra 2013! Que tenhamos excelentes vinhos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário