Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mendoza!!! - Parte 2


No segundo dia das degustações do concurso Malbec al Mundo, a equipe organizadora se reuniu para uam foto oficial e para os aplausos dos degustadores. Quem participa e/ou promove esse tipo de evento sabe o pesadelo logístico que ele é. Assim, chegar ao final com bons resultados é sempre um momento de comemoração.

Nós, o grupo de degustadores estrangeiros, fomos levados para um agradável e informal almoço na casa de hóspedes da vinícola Terrazas de los Andes, que pertence ao poderoso grupo internacional LVMH. É nesse mesmo local que é produzida uma parte dos espumantes da Chandon argentina, que - diferentemente do Brasil - porduz por lá seus espumantes pelo método tradicional. Tive o provilégio de conhecer o chef de cave da empresa, que está lá há mais de 20 anos.

A casa abriga um restaurante e lindos quartos que funcionam como uma pousada de luxo, em meio aos belos jardins e a paisagem sempre imponente da cordilheira. Não é à toa que o nome da vinícola é 'Terraço dos Andes'.
Saindo da programação oficial eu havia planejado daqui do Brasil uma visita à bodega Catena Zapata.
Vamos dizer que não ir à Catena Zapata quando em Mendoza é o equivalente a não ir à Miolo quando no Vale dos Vinhedos, ou não assistir a um show de tango quando em Buenos Aires...enfim, vocês entenderam a comparação.
Para minha alegria, o enólogo Luciano Vian resolveu me acompanhar na visita, assim na ensolarada tarde da sexta-feira, chegamos ao distinto prédio que abriga a vinícola fundada do Nicolás Catena.
Sua arquitetura foi inspirada numa pirâmide latinoamericana e sua parte interna é realmente impressionante, com o maciço de pedra se sobrepondo a abrindo vãos onde a luz intensa da região penetra e desenha ângulos.
Nas altas escadas que levam desde o subsolo onde fomos recebidos pelos enólogos na sala de degustação (que por sua vez dá vista à sala de barricas em forma de meia lua) até o topo da pirâmide de  onde se avistam os parreirais e a cordilheira, toda a arquitetura é de volumes, vazios e luz.
Impressiona, mas não sei se acho bonita, confesso com absoluta modéstia.
Degustamos alguns dos mais importantes vinhos dessa bodega que se transformou num ícone argentino, desde que o fundador se inspirou no trabalho feita na Califórnia e resolveu subverter o que - até então - era comum na região. A Catena trabalha com altos padrões de qualidade e com um marketing também poderoso, assim colhe os ricos frutos do que cultiva com cuidado.
Aproveito para fazer uma propaganda pessoal aqui: quem quiser ler um pouco mais sobre Laura Catena, filha do fundador e atual administradora da vinícola, é só comprar a edição deste mês da revista SABORES, onde o enófilo Guilherme Velloso escreveu um belo perfil dela.

A paisagem de tirar o fôlego (acima) só é possível graças ao que ocorre abaixo, a irrigação constante dos vinhedos, por gotejamento, numa estrutura complexa e eficiente que domina discretamente a paisagem.
De volta à cidade de Mendoza, tivemos duas horas de descanso para fazermos as malas e nos prepararmos para a festa de premiação.
Na foto abaixo estamos, da esquerda para a direita, Luciano Vian enólogo brasileiro, Mariana jornalista chilena, Alejandro enólogo uruguaio, Estela presidente da associação dos enólogos do Uruguai, Alfonso enólogo chileno e eu.
Na mesa que ocupamos estavam também os presidente da organização dos enólogos da Argentina, Ricardo Godoy (ao lado de Luciano) e a presidente da OIV, Claudia Quini (ao lado de seu marido de gravata amarela).
Nos intervalos da premiação e durante todo o jantar, um grupo de bailarinos do corpo de baile da cidade de Mendoza mostrou um pouco das tradições do país, traduzidas pelo tango...
...pelo bailado criollo muito semelhante às danças típicas gaúchas...
...numa demonstração emocionante da preservação e apreciação interna da cultura do país.
Confesso que nesse ponto os argentinos são extremamente mais orgulhosos do que nós brasileiros, que parecemos sempre prontos a assimilar e assumir outras culturas que estão 'na moda'.

Saí de Mendoza na madrugada do sábado, menos de 72 horas depois de chegar à Argentina, com a sensação de que não conheci quase nada nessa visita tão breve a um território tão rico, mas que pude vislumbrar o porque do argentino se orgulhar de seus vinhos, a razão do sucesso da uva Malbec como emblema do país e me deleitar um pouco com essa gente que tem o campo por bandeira e suas tradições no coração e na alma. Algo que nós, brasileiros, poderíamos valorizar mais em nossos terroirs.








Nenhum comentário:

Postar um comentário