Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novo Presidente da ABE


Como eu já escrevi muitas vezes neste espaço, a Associação Brasileira de Enologia é uma entidade de classe que tem meu respeito e apreciação.
Trabalhando com questões difícies como a regulamentação da profissão - neste país onde todo mundo 'se acha' especialista em alguma coisa, e onde a classe trabalhadora é extremamente desorganizada - em seus mais de 30 anos a ABE conseguiu ganhar algumas batalhas em variadas frentes, e está vencendo, inclusive, essa da regulamentação da profissão.
No último mês de dezembro houve a eleição para Presidente e para os novos diretores da entidade (que começa a trabalhar neste mês de janeiro). Na foto acima vocês vêem à direita o presidente que deixou o cargo, enólogo Christian Bernardi da Winepark e à esquerda o enólogo que assumiu o cargo, Luciano Vian, da vinícola Don Giovanni.


Eu conheci o Luciano há vários anos, quando nos sentamos lado-a-lado em um concurso. Nossas opiniões se chocaram (e continuam se chocando...he he he), mas logo percebemos que apreciamos esse embate de ideias e que, mais do que antagônicas, nossas visões são complementares. Daí em diante sempre apreciamos poder desgustar e falar de vinhos quando tenho oportunidade (e a sorte) de estar no sul. Felizmente tive o privilégio de estar em sua companhia na recente viagem à Mendoza, onde ele representou os enólogos brasileiro no concurso Malbec al Mundo.
Luciano tem 40 anos, é formado em enologia e está estudando administração de empresas. É casado com uma diretora de escola e construiu sua casa na mesma região onde trabalha, no novíssimo município de Pinto Bandeira, local de origem das uvas de alguns dos melhores espumantes nacionais. E Luciano é, pessoalmente, responsável por alguns deles.
Natural de Guaporé, também na Serra Gaúcha, estudou em Bento Gonçalves e começou quase 'um guri' na Don Giovanni, onde está há mais de 20 anos.
Hoje é "diretor que carrega caixa", um cargo que os bons enólogos entendem e apreciam, ou seja não apenas eles tem decisões para tomar que irão afetar o fluxo da empresa, como também fazem a parte do trabalho pesado quando é tempo de fazer os vinhos, afinal enólogo que não quer 'sujar as mãos' está na profissão errada. E quem faz espumantes não para, principalmente numa vinícola como a Don Giovanni, de produção quase artesanal, acompanhada de perto pelo proprietário e enólogo Ayrton Giovannini.


Apaixonado por espumantes e por motocicletas, Luciano não dispensa as tradições do estado em que nasceu e é fiel ao churrasco, ao futebol e à boa música. Na Don Giovanni é responsável pelos espumantes que obtiveram maior pontuação nas duas edições do Guia ADEGA de Vinhos do Brasil, o Don Giovanni Ouro e o novo Dona Bita (em homenagem à matriarca da família dona Beatriz Dreher Giovannini).
Desejo que Luciano tenha disposição e inspiração para fazer um bom trabalho na ABE, e que tenha o suporte que necessita da nova diretoria, aproveitando-se da sabedoria daqueles que já foram presidentes e continuam atuantes.
Parabéns Luciano!
Abaixo a nova diretoria eleita. Muita gente jovem e competente chegando!
Excelentes brindes à eles!

DIRETORIA ABE - GESTÃO 2013
Presidente: Luciano Vian
Vice-Presidente: Leocir Bottega
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Gabriel Carissimi
1º Secretário: Dirceu Scottá
2ª Secretária: Joice Seidenfus
Diretor Social: Christian Bernardi
Diretores de Eventos: Juliano Perin e André Luiz Faria Peres Júnior
Diretores de Degustação: Gilberto Simonaggio  e Daniel Salvador
Diretora Cultural: Antonio Czarnobay
Diretores Técnicos em Viticultura: Carlos Abarzúa e João Carlos Taffarel
Diretores Técnicos em Enologia: Edegar Scortegagna e Samuel Cervi

Nenhum comentário:

Postar um comentário