Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Jardim das Delícias no Vale dos Vinhedos (RS)

Eu entendo que o paraíso é uma criação particular. Eu, por exemplo, gosto mais de frio do que de calor, então a minha visão de paraíso é um local menos tropical do que o sonho da maioria das pessoas. Eu prefiro montanhas do que planícies, prefiro árvores do que areia. Cada um com seus sonhos, certo?
Mas acabei de descobrir um local que é um verdadeiro jardim das delícias para o meu gosto (e pelo sucesso do empreendimento, não devo ser a única a pensar assim, talvez esse paraíso seja até mais coletivo do que eu imaginava). É o Wine Garden que fica na propriedade da Vinícola Miolo no coração do Vale dos Vinhedos (RS).
As sócias (Morgana Miolo e Gabriela Jornada) viajavam pelo mundo do vinho a trabalho e por prazer e numa dessas viagens se depararam com um espaço que vendia vinhos e que as encantou: "Começamos a amadurecer a ideia e pensar no que faria diferença no enoturismo do Vale dos Vinhedos, pois já havia várias coisas e não seria viável fazer mais do mesmo", explica Morgana (foto abaixo).
Para chegar ao formato que criaram, elas se colocaram no lugar de turistas e pensaram em como gostariam de vivenciar o vinho de uma maneira menor formal "tirando a gravata' como afirma Morgana. E aproveitando o grande fluxo de turistas que a Miolo já recebe todos os dias, surgiu a ideia de aproveitar o bem cuidado jardim da propriedade.


O Wine Garden foi inaugurado oficialmente no Carnaval de 2015 com a aprovação do conselho da empresa e depois de muito trabalho para montar uma estrutura que fosse complementar à paisagem e que acomodasse as necessidades de uma pequena produção culinária aliada ao conforto.
Levou um ano para que eu conseguisse ir até lá visitar e fiquei feliz em ver o sucesso que ele se tornou.
Quem viaja pelo mundo do vinho sabe como as vinícolas sabem aproveitar sua paisagem, sua estrutura para fazer o negócio de vender vinho se multiplicar.
Isso, no Brasil, ainda é raro. No máximo o que as vinícolas conseguem é ter um restaurante e muitos deles só abrem para grupos.Com isso o visitante passeia pela estrutura da vinícola e vai na loja, mas se estiver num local bonito, com bela paisagem natural à sua volta, ele não tem como aproveitá-la mais.
É por isso que o Wine Garden ganha cada vez mais visitantes não apenas turistas, mas muitos residentes e colegas vinhateiros que chegam para aproveitar o espaço. É bom para quem tem filhos, pois as crianças podem brincar no gramado e nos brinquedos à disposição, excelente para casais que querem ficar juntinhos nos tapetes, para empresas que querem fazer eventos fechados e apenas para relaxar e tomar uma taça de vinho.


No pequeno cardápio, pães artesanais, bruschettas, queijos e frios montados com capricho. Geléias da região, suco de uva integral e, é claro, vinhos e espumantes.
Morgana conta que os espumantes são campeões em venda, especialmente o rosé, mas que o fato de venderem em taça o vinho ícone da família (Miolo Lote 43), faz desse tinto elegante e encorpado um dos mais vendidos do espaço.
Para quem não sabe, o nome do vinho é uma homenagem ao lote recebido pela família Miolo quando chegou ao Brasil no final do século XIX. A região foi dividida em lotes e à eles coube o de número 43, que é uma parte de onde está a vinícola e o jardim. Tomar um vinho onde as uvas foram cultivadas, onde ele fermentou e amadureceu, é um luxo que qualquer enófilo aprecia.

O único senão do Wine Garden é precisamente sua condição física: ao ar livre. O tempo instável da região faz com que em muitos dias o espaço não possa ser montado. Por isso é bom consultar a página deles no facebook para saber se vai funcionar ou não. Mas uma coisa é certa, se estiver pela região é um passeio obrigatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário