Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Valle Rústico

 Durante essa minha breve estada no RS, fui celebrar um (há muito) merecido Dia dos Namorados com meu marido, mesmo que alguns dias depois da data 'oficial'.
O local escolhido foi o restaurante Valle Rústico, sobre o qual já falei brevemente aqui, que conheci em outubro do ano passado durante um jantar do Concurso do Espumante, promovido pela Associação Brasileira de Enologia.
Fica encravado numa estradinha de chão (como dizem os gaúchos, e nós paulistanos preferimos dizer 'de terra') no 15 da Graciema, uma das linhas que cortam o Vale dos Vinhedos. Rústico na aparência, mas cheio de detalhes, a cada visita a casa parece mais esmerada e cheia de 'bons gostos' que (já me contaram) são em parte da namorada do proprietário...




O chef Rodrigo Bellora resolveu, há alguns anos, transformar a propriedade da família - que andava um pouco abandonada - em um espaço de turismo rural e de aventura - com um restaurante, claro. Mas como tantos outros empreendimentos, a ideia original foi ficando em segundo plano quando o turismólogo passou a cozinhar no fogão de lenha da antiga casa, e os clientes se multiplicaram com rapidez e pediram cada dia mais.
Assim, uma nova cozinha profissional teve que surgir, com forno à lenha para as pizzas artesanais, mas com a modernidade que precisava de espaço para que a casa pudesse atender à demanda crescente.


 O estilo é marcadamente de slow food e os vinhos são uma parte tão importante do empreendimento (parece óbvio mas ainda tem restaurante por lá que tem 'reservado adoçado' do Chile e da Argentina na carta de vinhos, acreditem) que Rodrigo, sua namorada e o garçom principal estão fazendo o curso de Sommelier do Senac. Outra diferença é que, é nesse restaurante pequenino que muitos donos de vinícolas (e mesmo de restaurantes da região) vão jantar. Para quem é do meio, esse é um dos maiores elogios possíveis.

Acima: crocante de parmesão com ervas, entrada servida para quem pede as pizzas artesanais, acompanhado de patê de queijo

 O cardápio muda todas as semanas e oferece duas opções de menu fixo (eu acho um pouco grande, mas entendo que para os gaúchos a quantidade faz parte da qualidade) além das pizzas artesanais de massa fina.
Rodrigo privilegia os produtos de sua horta e também aqueles da região, e de pessoas que trabalham com o mesmo (alto) padrão de qualidade dele.
Para a salada que aparece abaixo, cujas folhas são envolvidas por uma fatia delicada de presunto tipo Parma, o chef me contou que está usando as últimas berinjelas da estação, pois com o frio elas começam a ficar mais amargas e murchas.


 Risoto milanês servido em tulipa de parmesão, na foto abaixo.

A pizza individual de massa fina vem com cubos de berinjela e fatias de presunto tipo Parma. É individual sim, mas junto com a entrada e a saladinha (não aparece aqui) que é servida antes, é uma refeição pra lá de substanciosa.


Para acompanhar as entradas tomamos uma taça de espumante Cave Geisse, e depois uma garrafa do Tannat Don Laurindo Reserva 2007, o que me motivou o passeio do dia seguinte, resultando na postagem anterior a esta.


O prato principal nessa semana era um corte alto de filet mignon grelhado e servido com molho barbecue caseiro e batatas ao alecrim. O chef foi fotografado no momento em que finalizava o filet que meu marido pediu, servido na foto mais abaixo.



 Como vocês já devem ter reparado, eu não ligo muito para sobremesas. Tanto que nem pedi a que acompanhava o meu menu de pizzas. Mas fiz questão de provar uma colherada do delicioso brownie com sorvete que veio para meu marido. Lindo e gostoso...


A conta? Com café expresso e duas garrafas de água mineral é de fazer qualquer paulistano ficar envergonhado. Tudo bem, é mais barato comer no sul do que aqui, mas mesmo por lá os preços subiram como aconteceu em todo o Brasil nos últimos meses, por mais que o governo diga que está tudo 'sob controle'. Mas acontece que os preços que estão sendo praticados nos restaurantes paulistanos estão muito, muito altos, fazendo-me pensar para quem eles andam cozinhando...
Enfim, para vai ao sul e tem a possibilidade de ir ao Vale dos Vinhedos, uma visita ao Valle Rústico é essencial. A cozinha é despretenciosa, avessa aos modismos, sem excesso de regionalismo e bem cuidada. Isso aliado a um preço justo e um ambiente especial faz a somatória da recomendação.
Eles só abrem entre quarta-feira e domingo e para o almoço apenas no final de semana. Para reservar (é essencial!) entre no site deles: http://www.vallerustico.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário