Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 5 de agosto de 2012

A Poda Seca

Estamos bem na metade do inverno (embora em algumas regiões do sudeste quase nem pareça), e em nossas àreas vinícolas de clima temperado é momento da poda seca.
No meio de junho, quando estive no Vale dos Vinhedos, a Don Laurindo já estava fazendo isso (foto abaixo).

Um dos irmãos Brandelli me contou naquele dia que eles resolveram se adiantar um pouco por conta da geada, que deixou as folhas todas queimadas, como vocês podem ver na foto.
Normalmente as folhas são deixadas na parreira depois da colheita até que o inverno se encarregue de fazê-las secar e cair. É um processo natural e que faz parte do ciclo da planta. Quando a luz solar diminiu e a temperatura abaixa, a planta (já sem frutos) começa a baixar seu metabolismo, entrando em dormência. Com a seiva concentrada nas partes que são mais importantes durante o inverno, as folhas não recebem mais nutrientes e naturalmente secam. 
É realmente uma escolha do viticultor o momento da poda seca, e muitos deles decidem por fazê-la nesta época, da metade para o final do inverno.
O inverno rigoroso, segundo me contou uma vez o enólogo Carlos Abarzúa, não é prejudicial à videira. Ao contrário, ele força a planta a fazer suas raízes se aprofundarem, previne o desenvolvimento de algumas pragas e faz parte de um ciclo natural e desejado na planta, que a torna mais vigorosa. Em algumas regiões do Europa, inclusive, as videiras chegam a passar mais de um mês sob a neve, sem que isso lhes cause nenhum problema.


Na linda foto acima, feita por Gilmar Gomes, é mostrado o trabalho intenso e manual repetido ano após ano, em todas as parreiras de todos os nossos parreirais: a poda e a amarração dos galhos.
A assessoria de imprensa do Vale dos Vinhedos (que enviou a foto acima) colocou em seu release uma boa explicação desse processo: "A poda consiste em retirar o excesso de galhos da videira e deixar, estrategicamente, apenas aqueles que serão produtivos, dando a forma que se quer para a mesma. Durante essa fase, é feita a manutenção do vinhedo com o replantio de plantas mortas, substituição de arames e postes de sustentação, adubação e correção do pH do solo, se necessário".

É uma fase muito importante no vinhedo, que precede o início da primavera, onde a insolação aumenta e também a temperatura, e assim a seiva volta a circular pela planta fazendo-a brotar novamente e iniciando mais um ciclo.
Por quase todas a regiões produtoras brasileiras os vinhedos entram agora numa fase em que parecem muito ordenados, limpos, e à espera da natureza para novamente acordarem de seu sono anual e se prepararem para nos trazer seus belos e suculentos frutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário