Fica na Piazza Duomo e faz a ligação com outro importante ponto turístico, a Piazza della Scala, onde fica o teatro ópera da cidade.
Construída na segunda metade do século XIX, a galeria é um ponto comercial de luxo, e ao seu estilo imponente, grandioso, agregam-se nomes importantes da moda e do estilo milanês, cidade conhecida como a capital da moda na Itália e, para muitos conhecedores do meio, até mais importante em termos de estilo do que Paris.
Fui dar uma passeada lá, depois da visita à Duomo e fiz várias fotos bem no centro dela, a área conhecida como 'octágono' cujo piso é marcado por um mosaico com a representação da fundação de Roma e no teto, 47 metros acima, há um vitral com o brasão da casa de Savoia, a casa imperial de onde saiu Vittorio Emanuele, o rei que unificou a Itália.
É um lugar que me impressionou quando alí estive a primeira vez, num longínquo inverno dos anos 1980, e que voltou a me impressionar agora, na primavera de 2012.
Embora o cardápio do restaurante estivesse escrito em cinco línguas (isso mesmo, cinco!), o casal não parecia capaz de se entender com o garçom em nenhuma delas. A longa explicação do atendente (que tateava em várias dessas línguas) para a salada caprese merecia ter sido gravada de tão hilária, com um ingrediente explicado em cada língua.
Na verdade, sempre me deixa perplexa como as pessoas são capazes de viajar o mundo entendendo apenas a sua própria lingua. É claro que sei que a linguagem do dinheiro fala mais alto do que qualquer outra, mas me pergunto que espécie de conhecimento e interação se estabelece quando não há possibilidade de comunicação mais efetiva.
Vejam a pizza, que linda, era individual: mussarela, cogumelos, alcachofrinhas e azitonas pretas em massa bem fina.
Nós, brasileiros, também desfrutamos da fama de gastões, embora pareça para eles que nossas compras são mais profissionais, que sabemos melhor o que queremos. Segundo essas fontes tão divertidas, nós também comemos melhor e damos gorgetas melhores. Quem diria?
Novo, velho, muito velho e o futuro do estilo estão por lá. Vale a pena ver, olhar, passear, subir num salto alto, caprichar no batom e, quem sabe, você pode até ser confundida com uma nativa bella!
Nenhum comentário:
Postar um comentário