Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais uma IP no Brasil

Antes de mais nada: minhas desculpas!
Não tenho tido tempo para escrever novas postagens aqui no blog, por conta de variadas obrigações de trabalho.
Mas em meio a tudo isso hoje me chegou uma informação que preciso compartilhar com vocês: foi entregue ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o pedido de reconhecimento de Indicação de Procedência (ou Indicação Geográfica) de Monte Belo do Sul.
Para quem não sabe, Monte Belo do Sul fica num dos extremos do Vale dos Vinhedos, em colinas altas e frias onde são produzidas algumas das melhores uvas de vários espumantes que nós bebemos.
É por lá que produtores como Valduga e Miolo, por exemplo, tem terras ou compram uvas de terceiros.


É uma linda região, que cerca um minicípio muito pequeno e bem cuidado. Os produtores de lá se unem em cooperativa para fazerem seus próprios espumantes e são nomes conhecidos como Calza e Faé por exemplo, reunidos na Aprobelo (Associação de Produtores de Monte Belo), que reune 12 empresas.
O pedido de IP, que vinha sendo estudado e conformado há anos entre a Embrapa e os produtores do município, vai agora ser estudado pelo governo.
No Brasil já existem duas IPs, a do Vale do Vinhedos - que aguarda apenas um papel do governo para se tornar DO (Denominação de Origem) - e a de Pinto Bandeira.
Outras estão em processo, como a de Farroupilha e até mesmo a do Nordeste, mas quem sai na frente agora é Monte Belo do Sul.
Na foto abaixo o momento da entrega da documentação ontem em Porto Alegre, onde aparecem produtores da região, pesquisadores da Embrapa e técnicos do INPI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário