Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Loja de Vinhos da Campanha

Volta e meia aparece uma notícia que dá gosto de dar, mesmo que seja longe 'daqui de casa'.
Quando estive na Campanha Gaúcha em março deste ano fiquei sabendo dos planos (já em ação) para uma loja coletiva dos produtores de vinhos finos de lá.
Quem me contou foi a Gabriela, enóloga da Guatambu, cujo pai, Valter Pötter, é vice-presidente da Associação dos Produtores de Vinhos da região.
Pois não é que a loja foi inaugurada na última sexta-feira? Ela ocupa um grande espaço na sede da Associação.
Localizada no centro da cidade de Livramento, a poucos passos da divisa com a cidade uruguaia de Rivera, a loja está no subsolo do Palácio do Comércio e reune mais de 100 rótulos das vinícolas Guatambu, Rio Velho, Almadén, Seival State, Bela Vista State, Cordinheira do Santana, Peruzzo, Rigo, Dunamis, Campos de Cima, Camponogara, Nova Aliança e  Routhier & Darricarrerè.
"Rivera recebe cerca de 40.000 turistas em cada feriadão, e queremos oferecer produtos da região a este público, com preços diferenciados para encarar a competição com os free-shops" afirma Gabriela. 
Na inauguração estavam presentes, entre convidados e produtores, o secretário da agricultura do estado do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, o governador Tarso Genro (na foto acima com Isadora e Valter Pötter), o presidente da Associação, o enólogo da Almadén Afrânio de Morais e Roberto Menezes, da vinícola Rio Velho que é o responsável pela loja.
Fico feliz em dar essa notícia pois essa é uma iniciativa sem precedentes no mundo do vinho brasileiro e uma ação efetiva (e conjunta) para colocar produtos nacionais e importados em (quase) pé de igualdade.
Ao menos os gaúchos que frequentam a região saberão onde comprar os vinhos lá produzidos e os turistas terão mais coisas para conhecer. Quem sabe aquele meu sonho de ver algumas enotecas como as italianas e as francesas está mais perto de se concretizar, mesmo que seja na divisa com o Uruguai?
Parabéns e sucesso aos produtores da Campanha Gaúcha!


Um comentário:

  1. Buenas..
    como dizem lá em Santana, esse espaço deve ser "loco de especial", ou ainda,"especial de primeira"... nessas horas dá orgulho de ser Santanense....
    saludos
    Jose

    ResponderExcluir