Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Boas novidades vindas de Santa Catarina!

Da seção "não me inveje, trabalhe" existe gente fazendo acontecer enquanto outros passam os dias reclamando e fomentando a discórdia.
Me faz lembrar daquele desenho animado da Hanna Barbera que tinha uma hiena depressiva, chamada Hardy, que dizia: "Oh vida, oh azar".

Que bom que o mundo não é ocupado apenas por essas hienas depressivas que - na natureza - adoram se alimentar da carcaça já meio comida que outros animais (mais fortes e corajosos) já abandonaram. É uma boa figura de linguagem, e bem apropriada para o momento!
Mas vamos às novidades!
 A charmosa cidade litorânea de São Francisco do Sul (em Santa Catarina, a 52km de Joinville) é uma das vilas mais antigas do Brasil e abriga um casario colonial invejável. E é precisamente numa dessas charmosas casas coloniais que a importadora Porto Mediterrâneo inaugurou, no último dia 10 de março, a sua primeira loja de vinhos: "Porto Mediterrâno Wine Store e Delicatessen".
Além dos 250 rótulos que já pertenciam ao portfólio da importadora, a loja tem um diferencial que me deixa particularmente feliz: 100 rótulos de vinhos feitos no estado de Santa Catarina.
Como eu já havia falado aqui, uma das falhas mais graves para a comercialização dos vinhos nacionais é a distribuição (sem contar os preços muitas vezes elevados, claro), que é um problema tão sério que afeta não apenas os consumidores como também os próprios produtores.
Assim, a iniciativa da Porto Mediterrâneo de fazer de sua loja um local que favorece a diversidade de rótulos não apenas estrangeiros como também brasileiros, merece aplausos.

O diretor da empresa, Julio Cesar Schimitt Neto, declarou para a imprensa durante a inauguração o seguinte: São Francisco do Sul é uma cidade linda. Possui um centro histórico muito bem preservado e ótimos restaurantes, além de praias fantásticas e forte atividade econômica. Encontramos aqui, em um casarão com mais de 200 anos, o ambiente ideal para trabalhar a cultura, os aromas e sabores dos vinhos do mundo e do Brasil”.
Para quem não sabe, a Porto Mediterrâneo que é catarinense, está há mais de quatro anos no mercado e comercializa mais de 270 rótulos de sete países. Sua iniciativa de montar as lojas (que congregam produtos gourmet, vinhos e chocolates, não se restringe à cidade de São Francisco o Sul. 
Amanhã (dia 20) uma filial da loja será inaugurada no Espaço Viapiana, da vinícola de mesmo nome em Flores da Cunha (RS) e no final do mês a terceira loja será aberta em Palhoça, dentro do Shopping Center Via Catarina, a 57km de Florianópolis.
As duas fotos acima foram feitas pelo jornalista Janquiel Mesturini.


Por absoluta falta de tempo eu não pude estar na abertura oficial da vindima em Santa Catarina, que ocorreu no último sábado, dia 17 de março, nas depedências da Quinta Santa Maria, em São Joaquim. Na foto ao lado (feita pela Acavitis) vocês vêem de camiseta verde o agrônomo Nazário dos Santos (da Quinta Santa Maria), de camiseta amarela o governador do estado de SC Raimundo Colombo e de boné laranja o presidente da Acavitis, o médico e viticultor Leônidas Ferraz (vinícola Monte Agudo).
As terras altas e frias de Santa Catarina, responsáveis por vários vinhos de grande qualidade e muito diferenciados dos outros vinhos brasileiros vem chamando a atenção há alguns anos.
Hoje a Acavitis (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude) já conta com 28 associados, dos quais 18 já tem seus produtos no mercado, somando mais de 150 rótulos com produção anual que chega perto de 1 milhões de garrafas. 
Como região alta e fria que é, as uvas de destaque são a Cabernet Sauvignon e a Pinot Noir entre as tintas e a Chardonnay e a Sauvignon Blanc entre as brancas. Mas o que mais me chama a atenção em alguns vinhos da região é o seu potencial de guarda e sua elegância. Quem nunca provou, precisa conhecer. 
Por fim, recebi a foto acima do enólogo Jefferson Sancineto Nunes, do ENOLAB de Flores da Cunha, mostrando a evolução dos vinhedos da vinícola Santa Augusta, em Videira (SC), um dos raros vinhedos biodinâmicos do Brasil. A foto foi feita na última quarta-feira.
Segundo conta Jefferson, as uvas tintas (Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc) estão amadurecendo lenta e delicadamente e neste momento a Franc é a que apresenta o mais alto nível de açúcar, o que - por enquanto - indica que será colhida primeiro. 
Mas como em Santa Catarina as coisas andam em outro ritmo (por conta das diferenças de temperatura e altitude), é esperar para ver.
Boa semana para todos e bons goles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário