Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bons e 'maus' números

Saiu, neste semana, o resultado da comercialização de vinhos tranquilos e espumantes gaúchos no ano de 2011 no Brasil, com dados levantados pelo IBRAVIN.
Os números dão conta de que a venda de vinhos finos tintos subiu 7,54 % em relação ao ano de 2010 (atingindo um recorde nos anos 2000), a de vinhos brancos subiu 3,77 %, a de espumantes subiu 4,58% e a única queda foi na comercialização dos vinhos rosados, que caiu 11% em relação a 2010.
Esses números não levam em consideração a produção de outros estados, como Santa Catarina e Paraná, e as cidades do Vale do São Francisco no nordeste. Mas como o RS é responsável por quase 90% da produção do país, duvido que esses números se modificassem muito com os números dessas regiões.
O dado que me perturba é que, diante da comercialização total de vinhos, apenas 14,5% é de vinhos finos, uma enorme massa de 230 milhões de litros comercializados (quase 86%) é de vinhos de mesa.
Confesso que isso me dá uma certa tristeza e a breve sensação de um ferreiro inexperiente que passa seus dias malhando ferro frio...


Esse assunto merece uma discussão mais aprofundada e vou tratar de tomar parte nela aqui.

Um comentário:

  1. Buenas Sílvia,
    Realmente é um assunto a ser tratado com muita atenção, tenho pouco tempo no ramo, 2 anos, ainda não tenho condições de fazer uma análise mais detalhada, porém em algumas situações nas conversar com alguns produtores fico com a impressão que eles estão fazendo um enorme favor em nos atender pra divulgar seus produtos. Claro que por outro lado tem há boas vinícolas bem parceiras, mas o ramo em si como um todo, me parece que tem muito a trabalhar pra desmistificar e simplificar a cultura do consumo de vinho fino....pessoalmente jamais abandonarei o nobre caldo, mas no restaurante te digo que o pessoal das cervejarias artesanais vem se chegando pra ocupar um espaço que tá caindo de maduro pras vinícolas "abocanharem"....
    saludos
    Zzé

    ResponderExcluir