Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hoje é dia de Suco de Uva!

Estive hoje na Apas, a feira de negócios em supermercados que é a maior do mundo, e que ocupa todos os pavilhões da Expo Center Norte.
Aquilo lá é uma loucura de gente e de estandes.
Como me disse a Stella Salton, a Expovinis é uma feira de relacionamento e essa é uma feira de fazer negócios.
Mas o engraçado é que, embora eu tenha ido até lá para assistir a uma palestra sobre comercialização de produtos online e offline (a feira tem um concorrido Congresso de Gestão, Finanças e Marcas), com um professor de Marketing Online da Whaton University ( EUA), e também para ver alguns dos produtores brasileiros que não consegui ver na Expovinis, o que me chamou a atenção foi o suco de uva.
Claro que aqui em casa só entra suco de uva integral, ou seja: uva processada e mais nada (nem água, nem açúcar, nem conservantes) e quem ainda não provou não sabe o que está perdendo.
O Brasil é tão forte e tão sério nisso que dentro do Ibravin existe um grupo somente para cuidar desses negócios, o 'Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva', junto com o Instituto Brasileiro de Frutas e com a Apex, uma vez que uma das metas é aumentar as exportações.
Tradicionalmente, o Brasil faz três tipos de suco de uva, o natural (ou integral), o refresco (que é pó diluido em água) e o néctar (que leva polpa de uva, água e açúcar) e o consumo vem aumentando de uma forma impressionante, quase chegando a fazer frente ao onipresente suco de laranja.
Não vou entrar nos méritos do suco integral para a saúde (e são muitos), pois não é o que quero mostrar aqui. Quero mostrar as novidades!
Visitei o estande da Cooperativa Aliança (que tem um espumante brut que eu adoro), e vi uma máquina nova para servir os sucos que eles produzem. A foto está abaixo (numa delas está o Diego Bertolini, do Marketing do Ibravin, que foi quem me levou para conhecer a máquina.


Funciona ligada na eletricidade, pois assim os sucos são refrescados e cabem três 'bolsas' de dez litros cada (foto acima). Uma com suco branco, uma com rosé e outra com tinto, funcionando simplesmente com o apertar de um botão.
Claro que as vendas estão estourando e o gerente comercial, Marciano Paviani, me contou que a rede de postos Graal aderiu com tudo ao estilo de comercializar os suco. Não há nada melhor para self service, para lanchonetes e até mesmo para alguns estilos de restaurantes e fast food. Achei o máximo.
Os sucos da Aliança são vendidos em garrafas também e existe até mesmo um orgânico, eu costumo comprar no Záfari, lá no shopping Bourbon.
As opções de sucos integrais brasileiros são muitas e todos são feitos com uvas americanas, como a Bordô, a Isabel e a Concord entre outras.
Ou melhor, todos não, pois a Casa de Madeira (a empresa de produtos gourmet do grupo Valduga) lançou lá na feira dois sucos de uvas finas, um de Moscatel e outro de Cabernet Sauvignon (eles têm também um suco de uvas americanas que já estava no mercado).


Em uma apresentação linda (garrafas longas de meio litro com tampa de rosca, na foto acima), vão ficar bem nas mesas onde colocamos nossas garrafas de vinho e vão alegrar aqueles que compartilham conosco mas não podem (ou não gostam) beber vinho.
Mas o melhor é o seguinte: não tem açúcar adicionado, não tem álcool, não tem conservantes e é delicioso!
No ano passado, quando fui ao Wine Day de uvas brancas da Miolo, no Vale dos Vinhedos, provei o mosto de uvas Chardonnay e achei que aquilo tinha um potencial imenso para ser um suco elegante, saboroso, naturalmente doce e que faria bonito nas mesas, ao invés da química dos refrigerantes. E agora, aqui está, pelas mãos da Juciane Casagrande. Excelente trabalho desse pessoal!
Para quem não sabe o que provar (entre os bons sucos integrais de uvas americanas), vale dizer que além da Aliança e da Valduga, a marca Casa de Bento é muito boa e pertence à Cooperativa Aurora, existe também o Salton que não tem nome fantasia, o tradicional Sinuelo (branco e tinto), o Suvalan e também o Da Casa, produzido pela Cooperativa Garibaldi. Todos valem a pena.
Bons goles, nada alcoólicos e muito saborosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário