Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 20 de março de 2012

Um Brinde à Excelente Safra 2012!

O outono começou. Para mim a estação mais linda do ano, de cores sem disfarces, dando um brilho extra à todas as coisas, resfriando ânimos calientes e dando à natureza um pouco do merecido descanço.
Em meio a tantas discussões e batalhas verbais que levam à quase nada (no budismo há uma ação virtuosa que é a da utilização da 'palavra correta' e à ela eu acrescento uma coisa na qual acredito: que não sai da boca aquilo que não está no coração) perdemos um pouco a noção de quão linda e próxima da inatingível perfeição foi esta safra que se encerra no Rio Grande do Sul (para falarmos de Santa Catarina teremos que aguardar mais um pouco).
Agradeço ao meu amigo Daniel Salvador por me lembrar disso!
Discutindo as políticas do 'talvez seja', perdemos a chance de falar mais do que 'é'!
Para quase todos os enólogos com os quais conversei nos últimos tempos, a safra de 2012 se iguala e até supera, em alguns casos, a safra de 2005, tida como a mais emblemática da vitivinicultura de qualidade no Brasil.

Isso não é pouco (aliás é muito), até porque, para um país que trabalha com alta qualidade há pouco mais de 20 anos, os últimos sete anos (a diferença entre as duas safras) significam mais tecnologia na cantina e vinhedos mais bem estabelecidos.
Desta safra teremos grandes vinhos e muitas (muitas novidades). Todos os vinhos premium das grandes empresas serão feitos (aqueles que só aparecem em anos diferenciados) e as pequenas terão não apenas novos vinhos, como excelentes produtos em suas linhas.
O que há de melhor nisso tudo é que até mesmo os vinhos mais baratos saem beneficiados, pois uva boa é uva boa, não precisa de consertos dentro da cantina e isso faz com que todos os vinhos sejam mais genuínos e fiéis aos terroirs de origem.
Portanto, até com um pouco de atraso, segue meu brinde à essa linda safra! Que seus frutos sejam transformados em grandes vinhos, que as pessoas ao prová-los percebam neles a riqueza maior de nossa terra, que é sua gente, seu trabalho, sua dedicação. Que esses vinhos tenham a capacidade de nos unir em cada brinde, de nos alegar em cada gole, de nos orgulhar em cada garrafa!
E como disse Voltaire no século XVII: "A apreciação é uma coisa maravilhosa: ela faz com que aquilo que é excelente nos outros também nos pertença"!

Um comentário:

  1. Mandou muito bem Doña Sílvia....
    A fotografia dos parrerais está algo na serra gaucha.....
    saludos
    Zzé Pinto
    castropi@ig.com.br

    ResponderExcluir