Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Expovinis 2012

 Começou a Expovinis 2012, no pavilhão azul do Expo Center Norte, aqui em São Paulo. Ontem, hoje e amanhã.
O primeiro dia é sempre um tanto confuso, errático.
Como meu foco principal são os vinhos brasileiros, e eu tenho que conhecer o maior número possível de produtores do mercado, esse dia é mais de boas vindas do que de qualquer outra coisa.
Mas isso faz parte, e faz bem encontrar as pessoas que a distância geográfica quase sempre isola.
Comecei fazendo algumas fotos e, inevitavelmente, bebendo alguns vinhos. Bebendo mesmo, pois ontem ainda não consegui degustar muita coisa, mas brindei com amigos produtores, com ex-alunos do curso de sommelier e com alguns enólogos.
Tem muita novidade boa para provar por lá!
Abaixo vocês podem ver uma parte do sempre movimentado estande da ACAVITIS (a associação dos produtores de vinhos finos de altitude de Santa Catarina).
 Fui provar alguns dos vinhos (dois brancos e um espumante rosé) feitos pela SANJO, com a consultoria do enólogo Anderson Schmitz (na foto abaixo). O Sauvignon Blanc deles sempre me agrada, com suas notas herbáceas pronunciadas e seu final seco.
 Passei também no estande da Miolo, que está cheio de novidades. Três brancos poderosos estão entre os muitos lançamentos: um Gewurztraminer meio-seco, das terras altas e frias de Campos de Cima da Serra, um Sauvignon Blanc da Bellavista Estate (do Galvão Bueno) e um Alvarinho, da propriedade do Seival, na Campanha. Filhote mais novo do enólogo português Miguel Ângelo Vicente Almeida, uma das grandes cabeças da enologia da Miolo.
 Achei a movimentação boa e a organização dos espaços eficiente. Fiquei sabendo que alguns erros organizacionais continuam acontecendo, mas não acredito que tenham comprometido o que os clientes viram do lado de fora.
Nota dissonante foram algumas pessoas que se aproveitaram do evento para fazer protesto contra o projeto das salvaguardas. Protesto esse muitas vezes deselegante e até grosseiro em alguns casos. Como já dizia a passagem do livro sagrado dos cristãos: "Há tempo para tudo na vida, tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher" (Eclesiates), e eu acho que muita gente confundiu um tempo com outro. Isso enfeia as coisas um pouco.




Por fim, na imagem acima, está o decanter em forma de taça que Wandér Weege da Pericó mandou fazer especialmente para a feira, assim como algumas taças diferenciadas que chegarão hoje ao estande.
Desejo para todos um bom dia, com tranquilidade, respeito e bons brindes! Amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário