Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Para onde o vinho leva...

 Tenho andado ausente do blog por alguns motivos, o mais preemente deles é o road show do Vinho Verde. Chamo de road show pois "caravana" tem cara de coisa de político ou de religioso e eu não sou nenhum deles - aliás quero distância de ambas as coisas; assim permito-me usar a expressão em inglês.
E o que estamos fazendo (eu e meu colega Eduardo Milan) é mesmo levar para a estrada um seminário sobre os vinhos verdes, promovido pela CVRVV (Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes) de Portugal, em parceria com a empresa brasileira de eventos (especializada em bebidas) Go2Market e com o SENAC, nosso grande facilitador.
Em São Paulo já estivemos em duas unidades do SENAC e desde a semana passada estamos atingindo o interior. Eu estive em São José dos Campos e nesta semana estarei em Campinas, enquanto o Eduardo estará em Taubaté.
Temos tido casa cheia e muita receptividade, com um programa que é objetivo e completo, levando para todos os tipos de consumidores (profissionais ou não) um pouco da história, das tradições e dos estilos desses que são, depois do vinho do Porto, os vinhos portugueses mais exportados.
Dá trabalho, é claro, mas é também muito gratificante ver o interesse das pessoas, sua disponibilidade para aprender novas coisas (e não apenas por haver vinho de graça envolvido) e se disporem a fazer uma degustação guiada, técnica e com vinhos que "achamos" que conhecemos, mas sobre os quais há ainda muito para descobrir.
 Desde a época em que eu trabalhava em restaurante eu adoro o espaço ficando pronto para o evento. Na foto acima está a bela sala da unidade (novíssima) do SENAC da Aclimação (onde teremos evento novamente na próxima 2a feira, dia 16 de abril), que ficou lotada com 50 pessoas num dia e quase 70 no dia seguinte.
Na foto abaixo, o vinho verde rosé Casal Garcia, o último (entre os cinco) que estava sendo apresentado nessa sequência de eventos. Nesta semana mudamos os vinhos e degustaremos coisas diferentes.
 Na foto abaixo a sala da unidade de São José dos Campos, que ficou lotada nos dois dias de evento, mesmo com a chuva forte que resolvia cair bem no horário em que as pessoas precisavam sair de casa.
 Eu, que adoro viajar, sempre dou um jeito de aproveitar algum momento livre para ir conhecer as principais atrações da cidade. São José dos Campos, onde eu havia estado apenas de passagem, me impressionou pelo tamanho, pela limpeza e organização, além da facilidade de circulação mesmo nos horários de pico.
Mas como sou da enogastronomia, não poderia deixar de ir conhecer o Mercado Municipal, inaugurado em 1926 e que vem passando por uma reforma na fachada.
 Adorei encontrar uma barraca de farinhas e cereais com vários tipos de fubá e pamonha doce fresca, perfumada. Tudo vendido em saquinhos de papel com aquela simpática inscrição: "prazer em serví-lo".
Perguntei para os jovens que trabalhavam na barraca onde eu deveria comer ali e me indicaram a barraca da Dona Helena, uma japonesa que tem meia dúzia de mesas e um balcão com mais 8 lugares dentro do pequenino mercado. São dois pratos do dia e como era semana santa, um deles era sardinha fresca frita. Mas já havia acabado quando cheguei (pouco depois das 12h30) pois o movimento na barraca é grande e o estoque não, uma vez que tudo é feito para ser consumido naquele dia mesmo.
 Antes do meu prato chegar (arroz, feijão, quiabo refogado e bife à rolê), pedi um bolinho de carne, também uma especialidade da barraca e um guaraná caçulinha, melhor que qualquer outro que já tomei, de uma marca tradicional da região do Vale do Paraíba.
Depois disso, mais uma caminhada pelo mercado, um passeio na igreja matriz (despida de enfeites pois era quarta-feira da semana santa) e um breve descanso para retomar o trabalho.
Hoje pego a estrada de novo, mas desta vez para a terceira maior cidade do estado de São Paulo, Campinas, onde teremos três eventos em dois dias e na semana que vem subo a serra para Campos do Jordão.
Peço que me desculpem pela ausência, que será em breve compensada.
Para quem quer saber mais sobre os vinhos verdes, vale a pena acessar o link deles www.vinhoverde.pt ou, se tiver tempo e estiver em uma das cidades por onde eu e o Eduardo estamos andando, aparecer por lá para um degustação e bate-papo. Veja no link do SENAC: www.sp.senac.br/vinhoverde
Excelente semana para todos, com alegria, saúde, prosperidade e muitos bons brindes!

Um comentário:

  1. Silvia,
    Tive o prazer de participar do evento em Campinas (10/04), quero aqui agradecer e registrar como foi muito útil e esclarecedor, aprendi muito sobre o Vinho Verde e passei a poder apreciar com muito mais conhecimento.
    Pena que aqui no nosso País, os produtores fiquem pensando em salvaguardas ao invés de promoverem seminarios como este, para que nós simples enofilos possamos apreciar e defender o vinho fino nacional.

    ResponderExcluir