Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comendo por aí (Itália)

Por falta de tempo de fazer as postagens de cada lugar maravilhoso que conheci enquanto estive no norte da Itália (e para contentar meus amigos chefs de cozinha também), resolvi selecionar algumas fotos das refeições que fiz por lá.
Começo pela cidade de Alba, onde fiquei quase metade do tempo.
 Acima o bacalhau mantecato e abaixo o ovo com aspargos frescos, típico da primavera. Quando chega o outono (e com ele o tartufo) os aspargos se vão e o ovo ganha as preciosas lâminas de tartufo.
Ambas as entradas são do restaurante Trattoria Dell'Arco.
 Abaixo o talharine a bolonhesa do Vino Café. O talharine no Piemonte é mais amarelo e um pouco mais cozido do que no restante da Italia. Sobre o molho, nem vou comentar...
 Almoço rápido em uma 'tavola freda', restaurante que serve apenas pratos frios. Escolhi essa salada abaixo, de folhas, frios e mussarela de búfala.
 Entrada muito, mas MUITO boa na Osteria dei Sognatori, com aliche e salsa verde. Nada em excesso, nem sal, nem pimenta, nem salsa. Uma perfeição.
 Sobremesa no Enoclub, uma torta de avelãs com creme zabaione, acompanhada de uma taça de Barolo. Como dizia um editor amigo: "esforço de reportagem".
 No último dia por lá, me lembrei de não ter tomado nenhum sorvete na terra do pistache e da gianduia. Consequência? Fechei a mala mais cedo, larguei tudo na portaria do hotel e fui até uma sorveteria próxima, reparar o erro, como vocês podem ver abaixo.
Chegando na região do Veneto, tudo muda e entram em cena os peixes, o frutos do mar e os legumes acompanhando massas mais leves. Abaixo uma entrada de cortesia, servida numa Loccanda em Valdobbiadene.
 Durante o festival Vino in Villa, que celebra os espumantes Prosecco, tivemos um jantar preparado por um chef trazido especialmente da Dinamarca. Seus pratos eram únicos em beleza e sabor. Abaixo uma entrada com camarões, ervas do campo (pensem num país que passa meses sob a neve rigorosa, quando as primeiras folhinhas verdes despontam eles já as aproveitam), pepino e pão preto.
 Abaixo, o prato principal do Bistrot de Venise, um restaurante e enoteca super elegante, na beira de um canal em Veneza. Detalhes do prato, o creme de açafrão sob o peixe e o mousse salgado de uvas e alho.

 Na ilha de Mazzorbo, no restaurante Venissa, uma entrada de frutos do mar com salsa de tomates e ervas e uma massa caseira com creme de favas e camarões. Mas reparem nos pães atrás, eu poderia ter comido apenas isso com vinho, de tão bons que eram.
 Já nos últimos dois dias de viagem um café da manhã na estação de trem em Milão, abaixo
E o começo de uma refeição memorável na cantina Il Carpaccio, poucas horas antes de ir para o aeroporto, com salada de pão, tomate cereja, pepino manjericão e azeite, além de frios, melão e uma boa garrafa de Barbaresco!

 Para quem está me invejando e pensando coisas terríveis sobre mim (risos!) devo dizer que o castigo veio em gramas e minhas roupas estão todas apertadas.
Mas encontrei a solução no jardim da vinícola Albino Rocca: uma dieta à base de cerejas frescas. E como elas não estão disponíveis no inverno aqui, vou ter que fechar a boca até o verão chegar...
Boa semana, bom apetite e bons brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário