Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SC Gourmet


 Na semana passada estive em Blumenau por menos de 24 horas para conhecer o SC Gourmet, a segunda edição de um evento que une produtos de Delikatessen, queijos, vinhos e gastronomia.


 Realizado dentro do palácio de eventos da Vila Germânica, é uma mostra ainda não muito grande, mas com excelente potencial de crescimento e um polo de oportunidades para pequenos e médios empresários da região sul, para mostrarem seus produtos a um público diversificado.
Como só há de acontecer no Brasil, a convivência das culturas é impressionante, pois mesmo a feira sendo realizada numa das cidades mais germânicas do país, o coral que abriu o evento era de descendentes de italianos, cantando a música 'Mérica, mérica', que apesar de parecer italiana é tão brasileira quanto a 'barril de chopp' que toca em 11 de cada 10 festas da cerveja.
Claro que para ficar de acordo com o multiculturalismo da região, ao final da noite fomos jantar num restaurante japonês...coisas de Brasil.


 Gostei de ver a boa presença de vitivinicultores de Santa Catarina (creio que eram 13 ao todo), e também gostei de conhecer produtos que aqui em SP são muito difíceis de encontrar, como a Bottarga (ovas de tainha), as ostras de SC, os embutidos artesanais e super especiais como o da foto abaixo (o chef está fatiando um filezinho de lombo defumado naturalmente com pimenta vermelha), as cervejas artesanais e alguns chocolates super especiais.
Tinha muita coisa boa por lá!
 Na foto abaixo o vinhateiro Everson Suzin, que trouxe seus vinhos lá de São Joaquim para a mostra. O espumante rosé dele caiu deliciosamente no paladar no começo da noite!
 Encontrei também alguns gaúchos, no estande coletivo do Ibravin, como (da esq. para a dir. na foto abaixo) Fábio da Vinícola Courmayeur de Garibaldi, Arlindo Menoncin que é o sommelier do Ibravin e iria fazer algumas degustações e apresentações abertas ao público e Maicon Motter, enólogo da vinícola Don Guerino, em Alto Feliz.
Perecebo que esse tipo de evento precisa ser incentivado pelos governos locais, e a população precisa ser levada à conhecer outros produtos que não simplesmente aqueles que encontra cotidianamente nas prateleiras das grandes redes de varejo. Nesse caso a presença das pessoas foi facilitada também pela festa italiana (Festitália) que ocorria no pavilhão adjacente, fazendo com que um evento chamasse público para o outro.
Torço para que cresça mais o SC Gourmet e dê mais espaço e oportunidade de negócios para os empreendedores brasileiros.
Bons brindes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário