Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

São Paulo - 456 anos! História e um brinde.

Quando trouxe as primeiras videiras para o Brasil, recém dividido em Capitanias Hereditárias, Martim Afonso de Souza deixou-as em São Vicente. Corria o ano de 1532 e a cidade de São Paulo ainda não existia. Cultivadas por Brás Cubas (agricultor natural da cidade do Porto) as videiras subiram a serra do mar através de suas mãos.
Chegaram a uma São Paulo recém-formada, pouco mais que uma vila, para serem cultivadas e produzirem o vinho tão importante para a missa dos jesuítas, fundadores desta terra.
Infelizmente, a cidade que se formou não era o terroir adequado para as videiras viníferas portuguesas, que foram sendo levadas para o interior, onde encontraram condições melhores para se desenvolverem e depois para o sul do país.
São Paulo produziu muito vinho (especialmente na cidade vizinha de São Roque, ainda um produtor importante no país), mas o mais importante é que São Paulo consome muito vinho.
Dados oficiais do IBRAVIN apontam que SP é responsável pelo consumo de 33,4% do vinho de todo o país (entre vinhos brasileiros e importados, de mesa e finos). Junto com os cariocas, (com 21,2%) consumimos mais de 50% de todo o vinho bebido no país.
"FALA SÉRIO MANO!" É muito vinho.
Por isso mesmo é que nenhuma outra cidade merece tanto um brinde neste aniversário quanto a 'minha' São Paulo, congestionada, abafada, esburacada, imperfeita e amada mesmo assim, por pessoas como eu, que nasceram aqui, filhos de paulistanos (coisa rara ser segunda geração de paulistano), e também por aqueles que - pelos mais variados motivos - tiveram que ser adotados pela cidade.
Consumimos todos os vinhos (e muito!) pois adoramos a diversidade, a possibilidade de (em um mesmo dia) tomar café pingado com pão na chapa, almoçar no bistrô, jantar na pizzaria e acompanhar tudo isso com a melhor harmonização possível, sem sair da cidade.
Um brinde São Paulo, muitos brindes São Paulo!
Hoje com um espumante MUITO especial: Cave Geisse Brut Nature.


Nenhum comentário:

Postar um comentário