Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

domingo, 31 de janeiro de 2010

Atrações da Vindima 2010


A Vindima foi aberta oficialmente no Vale dos Vinhedos ontem, dia 30 de janeiro, em um evento realizado no hotel Villa Michelon, no coração do vale, no município de Bento Gonçalves (RS).
Para os milhares de turistas que visitam a região (no ano passado foram 180 mil segundo dados oficiais), as opções de hospedagem e passeios são muitas. Mas todas elas têm a uva em comum, seja na colheita para fazer suco, vinho, geléias e até mesmo a versão brasileira do vinagre balsâmico.
Aproveitar a história da imigração, tão viva na região e nas cidades vizinhas, a culinária, as belas paisagens e sobretudo o vinho, é uma opção de turismo encantadora, que deveria ser ainda mais próxima dos brasileiros.
Algumas vinícolas expandiram seus negócios para atrair os turistas com o que fazem de melhor. A Casa Valduga hospeda os visitantes dentro da própria vinícola, em suites especiais, com mimos que vão desde um frigobar com várias opções de vinhos da casa, piscina com vista para os vinhedos e variados locais para refeições. Durante a Vindima, todo sábado é dia dos turistas participarem da colheita, dos passeios nos parreirais e também da experiência única que é ver como se começa a fazer um vinho. Tudo isso acompanhado dos donos da vinícola, que fazem questão de estar com os turistas em uma tradição familiar que não se modificou mesmo com a empresa tomando proporções muito maiores. É um privilégio e uma gentileza. Consulte as informações completas no site: www.casavalduga.com.br
A Vinícola Miolo recebe seus turistas com uma equipe profissional e, neste ano, oferece a possibilidade de passar um dia nos vinhedos do Vale (acompanhando a produção dos vinhos tintos) e também na Campanha, nas instalações da Fortaleza do Seival. O programa inclui a colheita, uma aula sobre como se faz vinho (com um dos donos da vinícola), degustação, passeio e almoço típico italiano. Mas o grande diferencial da Miolo fica do outro lado da estrada, no Vale. O Hotel e Spa do Vinho, do qual a vinícola é uma das sócias, tem localização privilegiada no alto da colina, instalações impecáveis e o mais surpreendente, uma filial do spa Caudalie de Bordeaux, que utiliza os princípios ativos da semente de uva e do grão inteiro para tratamentos de beleza. Não é barato, mas vale cada centavo. Veja os sites: www.miolo.com.br e www.spadovinho.com.br (abaixo, vista do vale da janela de um dos quartos do spa).

Comemorando 100 anos de fundação neste 2010, a Vinícola Salton, que fica fora dos Vale dos Vinhedos, no distrito vizinho de Tuiuty, recebe os turistas em um evento chamado de Merendim da Vindima. Recheado de tradições e mimos, o passeio conta, ainda com desconto de 20% na compra de produtos na loja da vinícola.
Se você for, pergunte pelo enólogo Vinícius (que aparece na foto abaixo servindo o espumante comemorativo dos 100 anos da casa, que ainda não está à venda), e aproveite para conversar com um dos maiores entusiastas do vinho brasileiro e também um dos gaúchos mais simpáticos que você poderá encontrar (para completar, ele é fluente em 5 línguas, inclusive na linguagem de sinais).
Aproveite a chegada do Carnaval e faça um programa diferente.
Não são somente essas três vinícolas que têm programas especiais para esta época. Consulte também os sites das vinícolas Don Giovanni, Pizzato, Torcello e Cordelier entre tantas outras. Uma das opções será perfeita para seu gosto, seu bolso e sua família. Vá para Bento Gonçalves e comprove as muitas opções do enoturismo brasileiro!
Boa viagem e bons goles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário