Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Viajar Ensina Tolerância" (Benjamin Disraeli-1º Ministro Britânico - séc.19)

Começo a receber dos assessores de imprensa do sul as primeiras imagens da colheita de uvas de 2010.
E apesar das condições meteorológicas menos favoráveis do que tivemos nos últimos anos, algumas regiões terão vinhos de boa qualidade e possivelmente até algumas boas surpresas.
Como jornalista especializada, esse tipo de informação já faz crescer em mim o desejo de ir lá ver.
E francamente, não importa quantas vezes você já tenha visto uma árvore ou uma planta carregada de frutos, o deslumbramento é sempre renovado. A beleza, a força, as cores e os aromas da natureza em fruto são uma força tão poderosa, que imagino que até mesmo os depressivos de plantão conseguirão ter um vislumbre de alegria.
O sul do país é, assim como algumas partes de nosso nordeste, região de tradições folclóricas bem preservadas. E muito embora as gerações que hoje fazem das festas tradicionais uma realidade já sejam a terceira geração nascida em solo brasileiro, as raízes italianas, alemãs e portuguesas, explodem em cor, som e harmonia para todos os visitantes, como se as cidades não estivessem localizadas em um país tropical e moderno.
Visitar o sul nesta época é conhecer um Brasil diferente, regado a vinho, suco de uva de verdade, fortaia (ovos mexidos com queijo colonial), pão de peito, salada de radichi (almeirão temperado com vinagre de vinho e bacon), polenta cortada com fio e tantas outras delícias.
Estar sob a sombra da videiras de uvas de mesa, ou andando entre as longas fileiras de uvas finas, escutando os homens e mulheres da terra que colhem aqueles frutos com reverência e cuidado, como os serem humanos fazem há milhares de anos, é uma viagem no tempo e nas sensações que a proximidade com a terra, nossa mãe primordial, nos transfere se tivermos um pouco de tempo para olhá-la.
Se você tiver essa oportunidade, não deixe de visitar o sul nesta época. Nos finais de semana a grande maioria das vinícolas organiza passeios para turistas com a possibilidade de colher ouvas, fazer um piquenique sob o parreiral, enfim, aproximar-se de uma realidade que para a maioria de nós parece ficção. Mas não é. Vinho não dá em garrafa...e nem suco nasce em caixinha. É bom ensinar as crianças também.
Bons goles e bom passeio!
As fotos abaixo mostram uma mesa posta, típica da colônia italiana do sul do Brasil (na passeio Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves) e um cacho de uva sendo colhido no Vale dos Vinhedos. A foto da colheita é de Gilmar Gomes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário