Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

100 anos!

Na última terça-feira, quando eu almoçava no Di Paolo em companhia de Daniela Salton, coordenadora de Comunicação e Marketing da região sul da vinícola que leva seu sobrenome, ela me perguntou se eu tinha em mãos todas as informações que precisava para escrever o artigo sobre os 100 anos da empresa.
A resposta é difícil. Sim e Não seria o mais preciso.
Tenho informações e observações suficientes para encher um pequeno livro e talvez faltem-me outras para compor os retratos que tanto aprecio.
Como contar 100 anos de história de uma empresa familiar em um país que tem apenas 510 anos de história 'descoberta'? Isso por si só já é uma resposta.
Enquanto penso em uma maneira de escrever sobre isso nas poucas páginas das quais disponho na revista onde trabalho, tento juntar alguns pensamentos aqui. O que também não está fácil.
Mas farei o seguinte, vou mostrar para vocês logo abaixo duas fotos:


Espero que seja possível visualizar a gravata da foto menor, onde está marcada a safra do 'champagne': 1941 (ano de nascimento de meu pai, por coincidência). Ela faz parte de uma série de garrafas antiga bem preservadas que eu pude fotografar.
E na outra imagem está o decanter onde repousa o tinto comemorativo dos 100 anos, com sua rolha na frente, prestes a ser degustado por mim e pelo sommelier da Salton, Vinícius Santiago.




Na imagem acima um momento pra lá de agradável. Minha primeira visita ao conhecidíssimo restaurante Canta Maria (não, eu nunca havia ido ao Canta Maria, um erro que já foi corrigido pelo convite da Salton). No jantar de segunda-feira, tomando a segunda garrafa de Espumante Prosecco Salton, estamos à esquerda Isete e Lucindo Copat (enólogo e diretor técnico da vinícola) e à direita Daniela Salton e eu.
O casal compartilhou histórias de quando se conheceram na Cooperativa Aurora, das viagens para a Itália em busca das raízes familiares e dos anos de trabalho e vida na cidade de Bento Gonçalves, da qual os três são nativos.
Delicioso jantar, com aquela combinação imbatível de boa comida, bebiba, papo e companhia.
Deixar a Serra Gaúcha é sempre desagradável, mas se eu não parar para colocar 'no papel' todas essas observações não terei trabalho que me permita voltar...
Então, ao trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário