Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cresce a venda de vinhos brasileiros

É muito difícil precisar a quantidade de vinho que o brasileiro toma. Os dados oficiais dão conta de que são menos de dois litros por pessoa por ano (1.8 litros).
Muitas pessoas do setor dizem que isso não é mais real, que essa estatística está defasada e coisa e tal, e que o número estaria já na casa dos 2,3 litros. Acreditem-me, parece pouco, mas não é. Se for multiplicado pelo número de habitantes do país esse pequeno aumento faz uma diferença imensa em nossa indústria.
Sempre que me deparo com um especialista eu questiono esse número, e no começo deste ano - por conta de uma matéria que estava escrevendo - tive que obter dados mais bem explicados, por assim dizer. Foi o especialista em estatística da Embrapa quem me explicou o por quê desse consumo não parecer nunca aumentar: a população brasileira vem crescendo mais rápido que o consumo. Simples assim.
Mas existe, afinal, um número positivo que, se ainda não é capaz de subir o ponteiro da estatística oficial, ao menos é capaz de deixar os produtores - e gente como eu que torce pela indústria nacional - mais otimistas.
A venda de vinhos elaborados no Rio Grande do Sul, estado responsável por mais de 80% da produção brasileira, cresceu em 3,66% no primeiro quadrimestre deste ano em relação a 2009. O melhor desse número é que essa é uma época de vendas fracas, tradicionalmente. Chega depois das festas de fim de ano e antes do inverno.
Mas a melhor notícia agregada à essa estatística nova, divulgada pela assessoria de imprensa do Ibravin, é que a venda dos espumantes gaúchos subiu 29,5% no mesmo período. “Cada vez mais os consumidores estão reconhecendo os investimentos feitos pelas vinícolas em qualidade”, destaca Júlio Fante, presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, em release da instituição.
O Ibravin projeta, para este ano, um crescimento de 10 a 12% na venda de vinhos, semelhante ao obtido no ano passado em relação a 2008.
São boas novas para todos nós, que poderão ser brindadas com o vinho que aparece na foto, o assemblage Décima, da vinícola Piagentini, ao lado de um prato de queijo de leite de ovelha, na frente da lareira do hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves.

Um comentário:

  1. Olá Silvia! Com relação às consultas públicas, qualquer pessoa pode participar. Basta ler as portarias e, se tiver sugestão ou crítica, enviar, citando a portaria e o artigo. Eu acho que o e-mail (dvd@agricultura.gov.br) é o que chega com mais eficiência. Tentei pelo site do ministério, não está disponível... Pretendo em breve fazer um post com as sugestões que estou enviando. Lembrando que a consulta pública fica disponível por 60 dias a contar da publicação (data limite 29/07 para a portaria 259/2010 e 16/08 para a portaria 299/2010).

    ResponderExcluir