Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia estadual do Vinho

No próximo domingo, dia 6 de junho, será comemorado o Dia Estadual do Vinho no Rio Grande do Sul.
Mas como os gaúchos (apesar de mais discretos) gostam tanto de festa quanto os baianos e os pernambucanos a programação dessa celebração começou no dia 28 de maio.
Logo vai parecer com o Carnaval na Bahia, que começa logo depois do dia de Reis e termina perto da Páscoa.
Vamos com calma que a gauchada ainda chega lá!
A programação, para quem tem o privilégio de estar na fria e acolhedora Serra Gaúcha, é imensa e inclui toda sorte de coisas divertidas, integrando meia dúzia de municípios e a capital do estado, Porto Alegre. Aliás é lá que acontece, a partir de hoje, uma feira de vinhos no armazén do cais do porto reunindo 35 vinícolas gaúchas.
Se você vai aproveitar o feriado e ir para o sul, dê uma olhada no site www.diadovinho.com.br e veja as muitas atividades que estão à sua disposição.
Você poderá fazer curso de degustação em uma cantina, participar de um jantar harmonizado em outra, acompanhar o concurso Vinho e Poesia ou o concurso de desenho de rótulos de suco de uva para crianças, por exemplo.
Eu estarei por lá, como jurada do concurso que elegerá os três melhores vinhos do Vale dos Vinhedos (um tinto, um branco e um espumante). Esse concurso está sendo realizado pela segunda vez pela APROVALE - a associação que reúne os produtores do Vale dos Vinhedos e culmina com um elegante jantar (preparado pelo talentoso chef Fabio Lima) no restaurante Leopoldina do Hotel e Spa do Vinho (foto acima).
Outra diversão será inusitada para mim e prometo contar detalhes assim que retornar: vou participar do Filó Italiano no hotel Villa Michelon, na noite do sábado dia 5 de junho.
A Casa do Filó é um centro de convivência e de lazer que era utilizado como ponto de encontro dos imigrantes italianos na época da colonização.
Lá são servidos pães, queijos e embutidos, o vinho é tomado de forma descontraída (e nesta época serve-se também quentão), são realizados jogos, danças, cantoria e um inusitado jogo de damas que no lugar das peças tem taças de vinho branco e tinto. Faz a gente se perguntar se quer ganhar ou perder nesse jogo.
Enfim, parece muito divertido e eu contarei detalhes assim que puder. A foto abaixo foi feita pelo Gilmar Gomes em um desses filós.
Auguri tanti!



Um comentário:

  1. Olá, Silva.

    Muito bacana encontrar esse seu post!

    Um abraço,

    Fábio Lima.

    ResponderExcluir