Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Almaúnica



Os irmãos Brandelli são uma família tradicional na produção de uvas viníferas e de vinhos no Vale dos Vinhedos, município de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha. O patriarca Laurindo herdou as terras de sua família, que chegou à região no final do século passado. Em 1991 fundou com seus filhos a vinícola Don Laurindo. Sua filha mais velha é esposa de Antonio Dal Pizzol (da vinícola de mesmo nome no município de Faria Lemos), o filho mais velho é o conhecido enólogo Ademir Brandelli, que junto com seus dois irmãos mais novos produzem as uvas e os vinhos da vinícola partern.
Por fim, o casal de gêmeos Magda e Marcio (a conhecida 'raspa de tacho' das grandes famílias),  deixaram a empresa familiar há pouco tempo para apresentar sua nova vinícola: ALMAÚNICA.
No alto de uma suave colina, na beira estrada principal do Vale, o enólogo e a administradora plantaram, em agosto de 2008 as primeiras parreiras. Enquanto as videiras crescem, Márcio supervisiona e compra a produção de quatro outros vinicultores locais, que forneceram as uvas para seus dois primeiros vinhos, varietais de Merlot e Cabernet Sauvignon.
Neste novo terreno, Márcio implanta com coragem e determinação - compartilhadas pela linda esposa Denise e pela irmã Magda - um novo estilo de cantina (moderna por dentro e por fora - foto acima -prática e jovem de alma) e uma maneira muito própria de conceber um vinhedo, com menor espaçamento entre as plantas e mais cuidado na poda verde para garantir a insolação.
Na taça seu Merlot é surpreendente. Macio, intenso e muito gostoso de beber. Mas como todo Brandelli, os irmãos também guardam uma surpresa na manga (mais precisamente em uma barrica de carvalho americano), um Syrah com uvas do Vale (foto abaixo). Há poucos dias na madeira, o vinho já tem personalidade e deverá ser uma grande novidade entre os produtos da Serra.

Sabemos que simpatia não ganha pontos nas avaliações às cegas. Mas se fosse pelo carinho, dedicação e cuidado com o qual os irmãos estão tratando esse novo empreendimento, seus vinhos já estariam bem pontuados.
Toda vez que tenho o privilégio de conhecer um novo empreendimento, faço um pedido silencioso ao universo para que a boa vontade, o trabalho honesto e a perseverança sejam recompensadas com os bons frutos da terra e o reconhecimento dos consumidores.
Almaúnica, fica aqui meu desejo de poder brindar muitas vezes de agora em diante com seus bons vinhos! Parabéns!

Um comentário:

  1. Veja que coincidência! Ontem também postei sobre a Almaúnica. Fizemos visita técnica dia 07/06 e dividi o material em 3 posts, 09/06, 11/06 e 13/06. Passa no meu blog para ler!
    http://myownvineyards.blogspot.com
    Bjks

    ResponderExcluir