Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notícias da Serra

Percebo agora que é quase meia-noite e que os eventos e novidades vão se amontoando em minha volta como roupa suja em casa que tem muita criança.
Assim, vou deixar para dormir depois e contar um pouquinho do que tem passado por aqui.
A temperatura no Vale dos Vinhedos está muito agradável, 15/19 graus, com um pouco de chuva, mas não contínua. Para mim, paulistana que passou o inverno com calor e tempo seco, isto é a melhor das primaveras. A foto abaixo foi feita hoje (5a feira) na hora do almoço.


Ontem foi um dia corrido. Entre dois vôos, começo de Congresso, muitos amigos para cumprimentar e o telefone que não parava de tocar, fui perceber que passei meu primeiro ano sem cantar parabéns hoje, quando o casal Ademir e Déborah Dadalt me ofereceram bolo e uma boa cantoria na hora do almoço (foto abaixo), aqui no restaurante Leopoldina do Hotel e Spa do Vinho.


Aliás, eles vem me mimando desde que cheguei ontem e confesso que faltam-me palavras para agradecer. Na foto abaixo estou entre eles no jantar na Casa de Madeira, há poucas horas.


O Congresso foi excelente! Com muito mais novidades do que eu poderia imaginar e a presença mui especial do antropólogo espanhol Luis Vicente Elias Pastor, especialista em cultura do vinho. Sua palestra de ontem espantou e informou até gente que pensava que conhecia muito sobre o enoturismo no mundo. Na foto abaixo, feita ontem na abertura, Luis Vicente está na ponta direita da mesa e a única mulher à mesa é a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, principal articuladora deste evento.


Acredito que assim como eu, muitas pessoas não imaginavam como o enoturismo está ligado muito mais à oferta de uma experiência sensorial que supera a degustação do que até mesmo os produtores de vinho reconhecem. Luis Vicente afirma que o turismo do futuro é o turismo dos sentidos, onde as pessoas se libertam da internet e se conectam com o mundo novamente. Essa experiência, multifacetada, une ecoturismo, turismo de aventura, enoturismo etc.
Aliás, foram várias aulas nas palestras de hoje, mostrando variados aspectos dessa nova vertente do turismo. Coisas que recém começamos a conhecer, estudar, estruturar e implementar.
No final do dia tive a grata possibilidade de mediar um painel que uniu a América Latina, através das experiências de Chile e Argentina, representados por Carmen Pérez, jornalista especializada na área e coordenadora de comunicação do Fundo Vitivinícola de Mendoza, Mário Geisse, enólogo dono da Vinícola Geisse aqui na serra e diretor técnico da Casa Silva no Chile e Thomas Wilkins, publicitário que criou a rota do vinho em Colchagua (aparecemos todos na foto abaixo).


O público, quase 150 pessoas, me surpreendeu para um primeiro congresso e o segundo já está marcado para o ano que vem em Mendoza, pois esse é um trabalho que está apenas começando para todos nós.
Assim que eu tiver mais um tempo, voltarei a mandar notícias.
Bons goles de um bom vinho brasileiro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário