Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vinhos Brasileiros na Finlândia!

A notícia quem me manda é o assessor de imprensa do Ibravin, Orestes, e ela é um desdobramento muito legal do projeto de exportação Wines from Brazil, gerenciado pela dedicada Andréia Gentilini Milan.
É o seguinte: durante a feira de vinhos alemã, a ProWein deste ano, o estande de vinhos brasileiros fez bonito, como já contei aqui na época. Alguns dos visitantes eram da Escandinávia, entre eles os finlandeses.
Ocorre que todo ano, na cidade de Kuopio, há um festival de vinhos bem legal. Cada ano um país é homenageado e no ano que vem será o Brasil. Por conta disso, uma comitiva de finlandeses está no vale dos vinhedos provando, escolhendo e comprando vinhos para esse festival, entre nove vinícolas que eles pré-selecionaram das 37 pertencentes ao projeto Wines from Brazil, apresentadas pela Andreia. Serão 15 mil garrafas compradas para a feira.


Mas aqui cabe uma observação. O que eu sei sobre a Finlândia aprendi na escola (pouco), na feira escandinava que eu frequentava quando mocinha, e em algumas viagens que fiz à cidadezinha de Penedo, no sul do estado do RJ, de colonização finlandesa. O que ficou na minha memória foi Helsinki, frio, Acquavit, renas, gente loira e linda de olhos azuis e quase nada mais.
Para minha imensa vergonha, esses finlandeses que estão aqui conhecem mais do Brasil do que nossos estereótipos (futebol, carnaval, café, praia, pobreza) e vieram daquela lonjura para cá para comprar nossos vinhos.
Preciso aprender mais sobre a Finlândia, com urgência!


Já fui ao google maps para tentar descobrir onde é essa cidade de Kuopio (foto acima) e vi que ela fica muito longe da capital Helsinki, que está no extremo sul do país. Localizada no centro da Finlândia Oriental, Kuopio é capital do estado de mesmo nome e está encravada entre lagos e bosques (lembro-me que um dos descritores aromáticos de vinhos mais estranhos que já escutei foi 'aroma de bosques úmidos da Noruega', talvez um dos finlandeses que está aqui pudesse, finalmente, me explicar que aroma é esse!), a cidade tem 90 mil habitantes.
O festival tem um site, para quem ficou curioso como eu: www.kuopiowinefestival.com (foto abaixo)



As vinícolas brasileiras que estão sendo visitadas e/ou tendo seus vinhos provados com vistas a participarem do festival são Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Panceri, Pizzato, Piagentini, Salton e Villagio Grando.
Fico muito feliz com essa notícia e com a possibilidade de, finalmente, mostrarmos em uma região tão distante de nós, algo mais do que nossas imagens óbvias que as televisões e a internet exibem ao redor do globo, em geral depreciando nossas qualidades.
Agora só falta eu saber um pouco mais sobre eles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário