Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

See you in September!


A primavera de um inverno que mal deu as caras no estado de São Paulo começa a se insinuar.
As videiras estão começando a brotar aqui no hemisfério sul e no hemisfério norte começam as colheitas.
A natureza completa seu ciclo mais uma vez.
Setembro é meu mês. Muito especial em vários sentidos que não vou detalhar.
Mas hoje, dirigindo pelos 200 km que separam minha casa de onde eu estava dando aulas, comecei a lembrar das canções que falam de setembro. Provavelmente o mês mais cantado depois de dezembro.
O título deste post, aliás, é de uma música que fazia muito sucesso quando eu nasci e que meus pais gostavam muito. "See you in September", originalmente gravada pelos 'The Happenings' em 1966 e tocada vezes sem fim em minha casa. Aprendi a gostar...se quiserem vejam no Youtube, é a mesma banda mas a gravação não é original. "Will I see you, in september, or loose you to a summer love?"
http://www.youtube.com/watch?v=OlUigSXxgG8&feature=related
Alguns anos depois era Neil Diamond quem fazia sucesso cantando "September Morn" e eu adorava a frase que dizia: "Manhã de setembro, nós dançamos até a noite virar um novo dia/ Dois amantes encenando partes de uma peça romântica/ Manhãs de setembro ainda me fazem sentir assim".
Mas como sou uma pessoa que cresceu na época de ouro do 'Pop Negão' nada me deixava mais feliz do que "September" do Earth Wind and Fire. Eles 'quase, quase' cantavam a data de meu aniversário. Como adolescente eu achava que era especialmente para mim. "Suddenly you remeber, there's a new september". De novo, o vídeo não é original, mas vale a lembrança!
http://www.youtube.com/watch?v=hy-huQAMPQA&feature=related
Mudando a linha completamente, Frank Sinatra cantando 'September Song' é um deleite para mim. A letra, de 1938, ensina a esperar, ensina que as coisas - assim como os meses e as estações - vão e vem e algumas vezes é só preciso dar tempo ao tempo. Lindo demais! Está na coletânea 'The Capitol Years' primeiro CD que meu marido me comprou, quando ainda alternávamos a compra de LP's e CD's.
Aqui pelo Brasil temos de Ivan Lins a música Setembro, que teve uma regravação do mestre (ao menos para mim) o maestro Quincy Jones.
Vanusa cantando "Manhãs de Setembro" na época da ditadura e dizendo: "Eu quero sair, eu quero falar, eu quero ensinar meu vizinho a cantar nas manhãs de setembro" fala de um outro país, mais injusto em alguns aspectos, mas talvez não tão infame quanto somos hoje.
Por fim, o ícone de minha época, Beto Guedes cantando "Sol de Primavera".
http://www.youtube.com/watch?v=Ji45f0czOoA&feature=fvw
"Quando entrar setembro, e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão, onde a gente plantou, juntos outra vez, ja sonhamos juntos semeando as canções no vento".
Feliz Setembro para todos nós!
Que a natureza se renove e que nós encontremos renovação para tudo aquilo que necessita ser mudado!
Bons e benfazejos brindes!


Um comentário: