Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vinhos no Bom Retiro!

Para quem não é de São Paulo é necessária uma explicação.
O Bom Retiro é um bairro antigo da zona central da cidade, delimitado por importantes avenidas como a Tiradentes e monumentos como a Pincoteca do Estado e a Estação da Luz.
É um bairro de comércio de roupas e acessórios, em sua grande maioria por atacado.
Zona tradicional de imigrantes, já foi ocupado por italianos, judeus e gregos. Alguns de seus restaurantes, sinagogas e lojas ainda estão por lá.
Mas os imigrantes das últimas décadas são os coreanos e os bolivianos, que ocuparam a maioria das lojas. Os coreanos, em geral, são os donos e os bolivianos trabalham nas oficinas de costura.
Neste ponto vocês já devem estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com vinhos?
Pouco, mas vou explicar.
O enólogo Adolfo Lona veio ontem para SP para alguns compromissos profissionais e propôs a mim e a meu colega Marcel Miwa, que nos encontrássemos para o almoço.
Como ele estava hospedado na Barra Funda e precisava voltar ao hotel com certa ligeireza após o almoço, propusemos um almoço diferente, o Bistrô da Sara (foto abaixo), na rua da Graça, coração do Bom Retiro.
Verdade seja dita que não é para todo mundo. Não pela comida, que é deliciosa, claro. Mas o local (quando ainda era da proprietária judia era conhecido como 'buraco da Sara', por ficar abaixo do nivel da rua) é um amalgama de estilos com base no rústico, que pode não agradar algumas pessoas que vem a SP pensando em luxo, glamour e sofisticação.
Felizmente, Adolfo Lona não é assim.
Chegamos cedo, caminhamos alguns quarteirões vendo as lojas - afinal ele não conhecia o bairro - e voltamos ao buraco, perdão, bistrô, para encontrar o Marcel.
Provamos 3 vinhos sob o olhar um tanto crítico dos outros comensais, um branco húngaro da uva Pinot Blanc, trazido pelo Marcel, um rosé da Villa Francioni (que eu levei) e um tinto Syrah da Casa Morandé, do Chile, também trazido pelo Marcel (foto abaixo).
Conversamos com a proprietária do local (sempre disponível apesar de atenta a todos os movimentos do pequeno e lotado bistrô) sobre a venda de vinhos e ela nos falou que é difícil, pois durante a semana as pessoas estão em compras e a trabalho e praticamente não bebem nada de álcool.
Segundo ela, no verão e principalmente aos sábados, quando forma-se uma fila de pessoas a espera de mesas, ela oferece uma taça de espumante, que é sempre bem vinda, mas mesmo assim as pessoas não estendem o prazer para durante a refeição.
Eu entendo que o brasileiro associe o consumo de bebidas alcoólicas à preguiça e aos momentos de lazer, mas na maioria das vezes uma taça de vinho acompanha muito melhor uma culinária de qualidade (ontem, por exemplo, havia no buffet pequenos varenikes de abóbora recheados com carne-seca, que fizeram par perfeito com o Syrah) do que um enorme copo de suco de laranja ou de mamão.
Essa mudança de mentalidade (e de costume) passa por muitas coisas, desde a conscientização de que um pouco de vinho faz bem para a saúde - para pessoas que não têm problemas relacionados ao consumo de álcool, óbvio - e deve se tornar um hábito assim como o consumo diário de vegetais, grãos integrais e frutas, pela oferta de produtos de qualidade com preço mais competitivo (nesse sentido Adolfo, Marcel e eu concordamos que a embalagem Bag in Box é a chave do sucesso) e pelo conhecimento, sem o qual nada disso é possível.
Senão, o ciclo vicioso se forma com um 'exército' de calorias da refeição, mais um suco com açúcar (algumas vezes até com leite condensado) e como sobremesa um 'balde' de açaí com banana e granola.
Para as mulheres, então, nem se fale, pois uma taça de vinho tem o poder de acalmar os ânimos e ainda diminuir a ansiedade, fazendo com que a ingestão de açúcar seja menor. E, no caso do Bom Retiro, pode ser que acalme até a disposição de comprar aquela bolsa cor de laranja que - é óbvio - você só irá usar uma vez e se arrepender cada dia que abrir o armário.
É melhor e mais barato tomar uma taça de vinho, e o coração agradece.
Bons goles para todos, bom final de semana e estejam em Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário