Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Homens do Vinho

Esta é a tricentésima postagem do blog, então o que era para ser uma coisa mais séria acabou de se transformar em um misto de seriedade e descontração.
Cheguei ontem do sul do país com algumas histórias para contar e várias fotos, mas resolvi separar algumas delas em torno de um assunto diferente.
Eu costumo dizer que, quando um dono de vinícola ou enólogo está abrindo uma garrafa de seu próprio vinho ele deve ser fotografado.
Não chega a ser um momento 'íntimo' no sentido que a maioria das pessoas pensa, mas sim no sentido de que aquele produto - no qual está o trabalho, a crença e a expectativa de um homem/uma família/uma empresa - é sempre uma nova surpresa, uma nova descoberta até mesmo para quem o faz.
Por isso selecionei, entre as fotos que fiz nos últimos dias, as imagens desses homens para compartilhar com vocês.


Na foto acima, está o sommelier Vinícius Santiago na ponta esquerda e o enólogo e diretor da Salton Lucindo Copat na ponta direita. Entre eles estão Juliana Reis (do SENAC) e Fernanda Orellano (diretora  da Escola Argentina de Sommeliers) brindando com o espumante Reserva Ouro.


Acima, o enólogo Flávio Pizzato, na sede da empresa no Vale dos Vinhedos, abrindo uma garrafa de seu Cabernet Sauvignon.


Servindo uma taça de espumante 130 está o enólogo Eduardo Valduga, adivinhem de qual vinícola?


Nascido no Chile  mas convenientemente adotado pelo Brasil, o enólogo Carlos Abarzua aparece no meio da foto, apresentando as instalações da Vinícola Geisse, em Pinto Bandeira. 


André Dreher Giovannini, da Vinícola Don Giovanni, abrindo um espumante rosé no mirante em meio aos vinhedos, em Pinto Bandeira.


Daniel Panizzi, abrindo um Merlot 2006 da Don Giovanni, deixado para mim pelo enólogo Luciano Vian, que estava (mui acertadamente) viajando com a esposa que fazia aniversário.


Vilmar Bettú, um dos personagens míticos da vitivinicultura brasileira, abrindo uma garrafa de seu Chardonnay, em Garibaldi.

As últimas duas fotos não são, obviamente, desta última viagem, mas resolvi colocá-las aqui pois o assunto está em pauta. O personagem da foto abaixo, André Peres, é um jovem e promissor enólogo que tive o enorme prazer de reencontrar neste final de semana, com sua esposa Gisele (também enóloga). Ele trabalha na Vinícola Aurora e na foto está analisando a rolha do vinho tinto comemorativo aos 80 anos da empresa.


Por fim, abaixo está o enólogo Desiderio Bisol, da vinícola Bisol, na região do Vêneto, (Itália) um dos maiores produtores de espumantes Prosecco (a uva agora se chama Glera), que conheci em fevereiro deste ano.


Sei que as mulheres provavelmente vão apreciar mais do que os homens, mas repito que o objetivo não é (apenas) esse. O vinho é um produto que há milênios pertence à história da humanidade, e é um dos poucos que além de alimentar e dar prazer, é capaz de integrar pessoas.
Um enólogo brasileiro muito importante (professor Firmino Splendor) me disse uma vez: "O vinho é um dos poucos produtos que, mesmo depois de ser consumido, muita gente ainda quer saber como ele é feito e, se puder, quer conhecer quem faz e participar do processo". Assim, em homenagem aos homens (e também às muitas mulheres) do vinho, fica aqui esta 300a postagem.
Bons goles e excelente semana para todos!

Um comentário:

  1. NOSSA,SIL,HOJE VC ESTÁ MAIS INSPIRADA AINDA!!!DEPOIS FAREI MAIS COMENTÁRIOS A RESPEITO ...EM OFF!!!!PARABÉNS POR ESSE BLOG TÃO INTERESSANTE E CAPRICHADO!

    ResponderExcluir