Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Locanda da Lino - Solighetto (Treviso) - Itália


Para aqueles que me perguntaram qual era o restaurante na Itália com aquele atrativo prato de antepastos, aqui estão algumas fotos e informações.
A foto acima não é minha, pois estive lá no inverno e esse lindo jardim externo só funciona na primavera e no verão.
Chama-se 'Locanda da Lino' e fica na estrada do Prosecco, saindo da cidade de Conegliano com destino a Brennero, no pequeno vilarejo de Soligheto. Tudo isso fica na região de Treviso, no que eles chamam de 'sopé dos Alpes', bem embaixo das montanhas Dolomitas.
É uma 'Locanda' pois se pode comer e dormir. São vários ambientes, como uma enorme casa que foi se expandindo e acomodando cada vez mais espaços. Pequenas salas para refeições mais privativas, salões para festas, uma incrível adega subterrânea (que pode ser fechada para um evento) e vários quartos na frente, cada um com uma decoração diferente e rebuscada, alguns até com pequenas cozinhas e sala de jantar, onde o hóspede pode receber amigos com o serviço do restaurante e toda a discreção de estar em uma casa.
Sinto que minhas fotos não são muito boas, pois era noite e eu havia viajado muito naquele dia, além do ambiente ser bastante rebuscado. Mas vou colocá-las assim mesmo:

A entrada

Um dos salões principais acima e abaixo (são caldeirões de cobre pendurados por todo o teto)


Parede-vitrine que divide espaços e guarda uma parte da coleção de cristais e vidros

Uma das salas de refeição fica dentro da cozinha, onde há o 'menarosto', grill giratório à carvão também utilizado em algumas de nossas cidades do sul, como em Flores da Cunha

Parte da adega subterrânea, onde ficam os vinhos que saem mais - por isso as garrafas em pé

O prato de antepastos. Foi pedido assim: uma seleção do que estivesse disponível naquele dia em pequenas porções. Estávamos em cinco pessoas e vieram sete pratos diferentes, cada um com uma quantidade suficiente para ser dividida entre todos e mais uma bela cesta de pães

O prato quente também foi escolhido entre os que estavam disponíveis no dia, sem olhar cardápio nem nada e para 'me agradar' de certa forma, pois eu disse que desejava comer o que fosse mais típico. Assim foi servida uma longa travessa com frango ao menarosto (um assador lento), pedaços de costela de vaca, polenta mole branca, feijões brancos em molho de tomate, pequenas batatas jovens sautês e escarola refogada.


A sobremesa foi diferente para cada pessoa. A minha era um sorvete de pistache, cuja foto ficou realmente impublicável, desculpem-me.
Tudo isso foi acompanhado de espumante Prosecco Superiore, duas garrafas diferentes, o primeiro um pouco mais frutado e o segundo mais seco. Infelizmente nenhuma das duas marcas é comercializada no Brasil.
Óbvio que não sei quanto custou esse jantar, pois eu estava acompanhada pelo diretor do Consorcio de Produtores de Prosecco, entre outras pessoas.
Eles estão na foto abaixo.


Completando o que escrevi ontem, acredito que abundância é, como dizia minha família, quando não há falta e não quando há excesso. Quando existe equilíbrio entre o que precisamos e o que apreciamos, quando existe disposição para aproveitar o que a vida lhe dá de bom, pois de nada adianta ter muito e não usar, ser mesquinho ou viver com medo de perder.
E mencionando uma música infantil do desenho Mogli na versão da Disney: "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais! Eu uso, o necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo me paz!"
Bons goles!



Um comentário:

  1. Dear silvia.thank you very much! I hope to meet you again very soon perhaps next year for barolo preview!thank you. Silvia B. - Gheusis Italy

    ResponderExcluir