Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nas Montanhas das Gerais

Depois de mais de dois anos sem viajar a passeio com meu marido, tiramos um final de semana prolongado e fomos até a cidade de Extrema, divisa de SP com Minas Gerais, já do lado mineiro, claro.
Subimos mais de 1400 metros até o chalé localizado dentro da mata, na reserva natural do Saúa. A vista da varanda está abaixo.


Fizemos trilha por mais de 3 horas na montanha (na Serra do Lopo) com um grupo animado e de fôlego. 



O caminho é lindo, e nos leva até mirantes de pedra, rampas de vôo e a bela natureza da montanhas de Minas. A foto abaixo foi tirada de um dos mirantes, de onde se avistam represas e algumas cidades, como Joanópolis.


Quando descemos, quase 3 da tarde, estávamos famintos e a comida mineira nunca pareceu tão apetitosa.
Fomos para um armazém de estrada que serve comida preparada no forno à lenha. Para quem gosta, segue uma foto do melhor torresminho que já comi na vida, acompanhado de mandioca e uma cachacinha em caneca de ágata. Detalhe do limão-cravo, coisa rara de se encontrar aqui em SP nas últimas décadas. 


Claro que tomamos vinho em todos os jantares, mas eu levei daqui, pois a lista (não 'Carta de Vinhos') da pousada era deprimente...
Visitamos cascatas, cachoeiras e fizemos amizade com os animais locais, seja o Kimba (o lindo pastor suiço que ficou comportado na porta da casa da mulher que faz geléias artesanais) ou os dois gatos sem nome, um deitado sobre um toco de madeira no armazém, que minutos depois me permitiu o prazer de servir de colo para ele, ou o clarinho, tomando banho de sol em uma manhã muito fria, sobre o teto de zinco coberto com palhas de pinheiro (gato em teto de zinco quente, claro).






Retornamos para a civilização com um pouco de alma lavada em ribeirão, com bastante ar puro nos pulmões e vontade de trabalhar e cuidar da vida.
Lindas montanhas de Minas!



Um comentário:

  1. Olha os Mimis!!!! :) todos são lindos!
    Que legal o passeio, é sempre bom dar um time!
    Isso me trouxe boas lembranças... fui à Extrema no casamento de uma amiga - de Faria Lemos, que casou e vive lá! :)
    Beijosss

    ResponderExcluir