Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Montevino - Faria Lemos

Quando estamos numa viagem (curta ou longa) onde os dias são movimentados e a agenda muito cheia, poucas coisas são capazes de nos fazer parar e desejar que aquele momento não acabe.
Foi um desses momentos que eu e o grupo de jornalistas que visitaram a região de Bento Gonçalves no último final de semana vivemos na tarde de sábado.
Fomos até o distrito de Faria Lemos, uns poucos quilómetros afastado do centro de Bento, para conhecer a propriedade da vinícola Estrelas do Brasil.
Para quem não sabe, Faria Lemos é o distrito que tem a rota das Cantinas Históricas, um percurso curto e extremamente charmoso que inclui, entre outras, a vinícola Dal Pizzol e seu maravilhoso Parque Temático, e a Vinhos Cristófoli, da qual já falei aqui mas voltarei ao assunto na semana que vem.
Afastada da estrada principal por uma estrada de terra (ou de 'chão' como chamam por lá), ficam sítios e fazendas variados e, no alto de uma colina, a casa de um dos sócios da Estrelas do Brasil, o enólogo Irineo Dall'Agnol.
Eu conheci a propriedade em janeiro do ano passado, através da Bruna, enóloga da Cristófoli, que veio pelo caminho me dizendo que era "a paisagem mais impressionante da serra", para quem aprecia vinhedos como nós. Achei um pouco de exagero a princípio, mas só até avistar o Vale Aurora, chamado assim há dezenas de anos por conta das pequenas propriedades dos cooperados da Vinícola Aurora, coisa que se percebe pelos diferentes tons de verde que ocupam o fundo do vale.
O lugar é de tirar o fôlego e confesso que nenhuma foto que fiz ou vi, lhe faz justiça. É um desses lugares para ver com os próprios olhos.
No ano passado quando fui até lá com Bruna o Irineo não estava. No final do mesmo ano recebi um convite dele para ir até a propriedade com um grupo de jornalistas, mas por conta de outro compromisso assumido, não pude ir. Mas desta vez deu certo.
Mas permitam-me falar de Irineo (1a foto abaixo). Eu o conheci há vários anos nesses caminhos do vinho gaúcho, num concurso ou degustação, cumprimentos trocados e, logo em seguida conheci seu sócio, o uruguaio radicado no Brasil há anos Alejandro Cardoso (2a foto abaixo). Creio que nos sentamos lado a lado em um concurso e conversamos informalmente.
No entanto, é da natureza de meu trabalho de jornalista prestar atenção nas pessoas, no que elas dizem, em "como" elas dizem as coisas. Um bom entrevistado não é o que tem as respostas 'certas', mas sim o que diz coisas coerentes com um toque único. E foi isso que identifiquei em ambos, Irineo e Alejandro.
Tudo isso antes de conhecer mais a fundo os impressionantes vinhos que eles faziam.


Irineo é agrônomo e enólogo, e trabalha na Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, sendo responsável pelo laboratório de microvinificações (inovação enológica) da empresa (foto abaixo). Fiz uma visita lá na vindima de 2010 e tive a oportunidade de ter uma aula rápida sobre análise sensorial com ele.
É um sujeito sem meias palavras, de fala intensa (o que eu adoro), mas cheio do encanto que permeia o cérebro das pessoas que fazem vinhos unindo técnica e emoção. Receita de sucesso, é claro!
Alejandro é o enólogo responsável do Grupo Décima (a parte mais nobre da histórica vinícola Piagentini). A mudança de nome e de foco da empresa deve-se (e muito) ao trabalho que Alejandro fez (e faz) para modernizar os vinhos feitos por lá. O que ele conseguiu nos últimos anos é impressionante. Como bom uruguaio é um fã de churrasco e (acreditem) um jogador de rugbi - atividade que contrasta imensamente com a delicadeza dos espumantes que faz para, por exemplo, a vinícola Guatambu, em Dom Pedrito.
 Juntos, esses apaixonados por espumantes e por Champagne (Irineo diz que vai colocar uma estátua de Dom Pérignon olhando para o vale em sua propriedade), fazem juntos a linha de espumantes Estrelas do Brasil, em pequenas produções (não chegam a ser artesanais, mas quase) que inclui seis espumantes (mais dois serão lançados em breve) e dois tintos tranquilos.
As uvas vem de alguns vinhedos próprios na Serra Gaúcha, incluindo Nova Prata e a do Vale Aurora, chamada Montevino.
Em nossa visita do sábado, num dia cinzento e de chuva fina (que chegou tarde para muitos agricultores) pude ver com clareza os estragos da estiagem prolongada.
Publico aqui quatro fotos feitas quase exatamente com um ano de diferença. As duas primeiras em janeiro de 2011 e as seguintes no sábado passado, janeiro de 2012. Vejam a diferença na coloração do vinhedo num ano com chuva e num ano com estiagem.




Depois de uma caminhada por esses vinhedos, com Irineo explicando aos jornalistas os problemas ocasionados pela estiagem prolongada e pela especulação das terras da região, voltamos até sua varanda, perto de onde já está em construção o varejo que ele vai implantar, para receber "pequenos grupos de turistas, que possam ficar o quanto quiserem apreciando a beleza da região", disse Irineo, explicando que a loja será uma réplica da casa onde viveu seu avó na Itália.
No gramado à frente de sua casa esperavam por nós seu simpático cachorro preto, algumas cadeiras, uma cesta de uvas frescas e outra de nozes pecã da região.

Ficamos lá, com o vento forte e a chuva fina, comendo uvas, bebericando dois espumantes (um fresco e leve de uvas Glera - Prosecco e o outro um elegante rosé de Pinot Noir) por muito mais tempo do que nossa agenda permitia e por muito menos tempo do que desejávamos ficar.
Eu que já havia visto aquele lugar brilhando ao sol e agora o vi brilhando na chuva fina, não sei dizer qual dos cenários é mais lindo.
foto: Cristiane Moro/Semtur

Por fim, Irineo nos contou que estão investindo (além da parte de varejo e turismo) na loja virtual, pois não desejam mais os intermediários entre seus vinhos e seus clientes. Ele acredita que os vinhos precisam custar mais barato para que a população possa pareciar mais e melhores produtos (embora saiba também que alguns poucos vinhos e safras muito especiais sempre custarão mais caro) e que muitos distribuidores e restaurantes abusam da margem de lucro, inviabilizando o comércio.
Eu não poderia concordar mais.
Quer conhecer a linha de produtos (ao menos virtualmente?) visite o site da vinícola: www.estrelasdobrasil.com.br
Bons brindes e um excelente final de semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário