Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Para onde o vinho leva 3

No final da semana passada fui até a cidade de Guaratinguetá (fica a quase 200 km de São Paulo na direção do Rio de Janeiro) bem perto da cidade de Aparecida, na beira da Rodovia Dutra.
Lá ocorreram quatro palestras sobre o Vinho Verde, nas super agradáveis instalações do SENAC que, mesmo não ofertando cursos na área de alimentos e bebidas, se dispôs a sediar esse evento sabendo das necessidades da região.
A verdade é que o interesse do público e o acolhimento que tive foram impressionantes e ouso dizer que essas palestras estão entre as mais agradáveis dentre as 14 que já fiz até agora.
O serviço de vinhos impecável ficou por conta da equipe de uma loja e restaurante da vizinha cidade de Cunha, uma vez que a pequena Guaratinguetá não tem um serviço como esse e Cunha - que é mais turística - tem.
 Como sempre faço, nas horas de folga fui conhecer a Catedral e o Mercado Municipal e desta vez a surpresa foi grande. A cidade de Guaratinguetá é um centro de peregrinação, não apenas por estar muito próxima de Aparecida, mas principalmente pelo fato de ser a cidade onde nasceu e cresceu o primeiro santo brasileiro, Frei Galvão. A igreja matriz é, também, a igreja onde ele rezou a sua primeira missa após a ordenação.
 Consagrada a Santo Antonio a igreja é de uma beleza ímpar, muito bem cuidada e com um acervo histórico impressionante. Nada de figuras de santos pintadas como se fossem artigos vindos do Paraguai, e sim um cuidado enorme com peças que fazem jus à arte da santeria brasileira.


 Descendo a rua em frente da matriz chega-se ao Mercado Municipal que, apesar de antigo, não foi conservado com sua estrutura externa original.



 Adorei as barracas de fumo, cachimbos e de ervas que auxiliam a se livrar do 'vicil' de cigarro...
 ...isso sem contar o urinol esmaltado, uma peça verdadeiramente irresistível...
Ainda no centro da cidade, a recém-reformada estação de trem perdeu a função primordial (embora o trem ainda passe ali atrás), mas o charme continua o mesmo, e na praça em frente dela fica uma loja que vende vinhos diretamente da barrica, nos mais variados recipientes. Claro que são todos vinhos de mesa.


 A paisagem da janela do hotel mostra, no horizonte, as montanhas onde ficam cidades como Campos do Jordão e as divisas de outros dois estados (Rio de Janeiro e Minas Gerais).
Mas a cidade, calma e cheia de rotatórias fielmente respeitadas pelos moradores, é cheia de pequenos charmes, como a via férrea que cruza o centro, o casario em parte preservado, e um pé na modernidade, representado pela escola de pilotos, que prepara profissionais para todo o país.
 Adorei estar em Guaratinguetá, a penúltima cidade onde fui com o seminário do Vinho Verde (a próxima será Sorocaba, no final deste mês), e não resisti a colocar aqui a imagem deste anjo com rosto um tanto irônico e um tanto galã, que adornava os pés de um nicho na catedral.
Só para lembrar que a gente não deve levar as coisas tão a sério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário