Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vamos a la playa?

O evento aconteceu há algum tempo mas eu - no meio dessa loucura dos seminários do Vinho Verde, de Expovinis e outras coisas - não tinha tido tempo de contar até agora para vocês.
Estive em Santos (litoral sul de São Paulo - cidade fundada por Brás Cubas, o vinhateiro português que trouxe as primeiras mudas de vitis para o país ainda no século XVI) para uma degustação harmonizada dos vinhos do Grupo Decima no restaurante Guaiaó, junto com o enólogo Alejandro Cardozo.
Quem me convidou foi Adriana M.Travesso, diretora do Grupo Decima que, para quem não sabe, também produz os vinhos com a marca Piagentini e todos aqueles vinhos de uso culinário (Izidro) que vemos em todas as boas cozinhas do país.
Fazer um 'bate-e-volta' até Santos foi divertido, mas o melhor de tudo foi o 'bate-papo' com Alejandro e com Adriana durante a viagem e depois no decorrer da degustação.
"Os vinhos da linha Decima precisavam ser apresentados em separado do que é o restante da empresa pois, sendo muito antiga e tradicional com vinhos de mesa, o público que consome vinhos finos colocava o preconceito na frente da marca e tinha muita dificuldade de provar as novidades" contou Adriana, dizendo que até mesmo a escolha dos locais para revender os vinhos teve que ser reestudada e reestruturada. O restaurante para o qual nós nos dirigíamos, o Guaiaó, estava para ser um dos novos representantes da marca, por estar alinhado com o estilo dos vinhos e com as novas ideias de comercialização.
O que veio daí em diante foram só boas surpresas, capitaneadas pelo talento de Alejandro (uruguaio de nascimento mas brasileiro por adoção) e pela equipe do restaurante, representada pelo jovem sócio André (os três na foto acima com o enólogo no meio).
A equipe da cozinha preparou vários de seus pratos em versões mini, para que pudéssemos provar um tipo de comida com cada um dos vinhos.
Para acompanhar o Chardonnay da linha Toro (linha de entrada da empresa, um demi-sec) foi servido o simpático caldeirão com a mini-cenoura, que funcionava como colher para pegar o cremoso iogurte com castanhas, rapadura, brotos e ervas e flores.
 Para acompanhar o Prosecco, que eu considero um dos melhores representantes da uva Glera no Brasil, foi servido o 'tomate, tomate, tomate', uma combinação de tomate cereja recheado com queijo de cabra, gaspacho transparente de tomate verde, sementes de tomate, mel e manjericão.
 Com o delicioso (mesmo!) espumante brut, que leva 40% de Chardonnay e de Riesling, mais 20% de Viognier fermentado em barrica, foi servido um carpaccio de melancia com vinagrete de Jerez e pinolis.
 Para o brut rosé (60% de Pinot e 40% de Riesling) a surpresa ficou por conta das vierias marinadas em azeite de castanhas, purê de cará com sal de cabernet sauvignon e redução de maracujá. Combinação tão irrestível que...

 ...quando terminou a degustação eu pedi uma porção para mim, que veio linda como na foto abaixo.
Depois do rosé veio o brut clássico 2008, com uvas Chardonnay fermentadas em barrica e um corte de Viognier. Para toda sua intensidade e volume de boca, a pedida foi o polvo grelhado com molho bisque, abobrinha, passas e brie.
Para acompanhar os três tintos, o Merlot Toro (que também é demi-sec e pertence à linha de entrada da empresa), o Decima Gran Reserva 2005 e o Decima Tannat, o restaurante surpreendeu novamente, com um cupim ao molho roti, com creme de alho poró e cogumelos diversos...
 ...jarret de vitela com batata, batata doce e mandioquinha assadas no sal grosso...
 (abaixo outra imagem do cupim, para vocês - leitores - babarem um pouco pensando na harmonização com um Tannat delicado e frutado)
 ...e por fim a costelinha de porco ao molho shoyu, acompanhada de canjiquinha com shimeji, pétalas de cebola com extrato de cerveja e brotos. Este último prato foi excelente com o Gran Reserva, uma dessas combinações que faz a gente ficar feliz por estar vivo, sabe?
Sair da cidade de São Paulo bem no meio da semana, provar excelentes vinhos na companhia do enólogo e da dona de uma empresa que acredita no potencial dos vinhos brasileiros, e ainda encontrar um restaurante que faz comida brasileira de forma mais sofisticada sem perder o sabor e o carinho é um desses presentes que a minha profissão me dá de vez em quando.
Por isso, para quem ficou curioso (faminto e sedento também) e quer saber mais, seguem os links:  www.vinhosdecima.com.br e www.guiaiao.com.br

Um comentário:

  1. Obrigada Sílvia, adoramos ter vc lá conosco, ótimos papos, a comida nota 10 e super bem harmonizada! Valeu muito mesmo, abs, Adriana.

    ResponderExcluir