Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sábado, 7 de julho de 2012

6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil confere 148 medalhas para 12 países

Chegaram os resultados dos três dias de degustação, do Concurso Internacional, que avaliou 503 amostras de vinhos vindas de 17 países. Na foto abaixo, um dos dias da degustação na sala de eventos do hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves.


Já na noite da premiação, na última sexta-feira, a foto mostra o momento da entrega da Medalha de Prata ao enólogo Antonio Czarnobay, um dos mestres da enologia brasileira, que finalmente pode fazer seus próprios vinhos (Toninho, como é conhecido, trabalhou por mais de 30 anos na vinícola Aurora) com seus sócios na Copetti & Czarnobay, única vinícola localizada na região de Encruzilhada do Sul.


Mas a foto é especial por mais dois motivos; junto de Toninho estão o presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia) Christian Bernardi, que começou sua carreira precisamente na Aurora, guiado pelo próprio Toninho. Hoje, Christian é o enólogo responsável pela Wine Park, e vem fazendo grandes espumantes e vinhos tranquilos com a marca Gran Legado. Na mesma foto também está a primeira mulher a presidir a OIV (Organização Internacional na Uva e do Vinho), a engenheira química e enóloga argentina Claudia Quini. É a primeira vez que um latinoamericano preside a Organização, mas em mais uma dessas combinações do destino, Toninho também foi o primeiro latinoamericano a ser Vice-presidente da União Internacional dos Enólogos, no começo deste século.
Foram conferidas 148 medalhas, pois as regras internacionais estipuladas pela OIV permitem que apenas 30% das amostras sejam premiadas. Apenas dois países obtiveram a Grande Medalha de Ouro, atribuída a vinhos com mais de 93 pontos dos jurados: Estados Unidos (vinho tinto) e República Eslováquia (Tokaj - vinho doce natural).
Em comunicado oficial, a presidente da OIV decarou: "Tenho acompanhado a evolução dos vinhos do Brasil, hoje reconhecidos no mundo inteiro. Sinto-me muito feliz em poder iniciar minha trajetória como presidente da OIV aqui”, pois esse foi seu primeiro evento oficial desde a posse.

3 comentários:

  1. Olá Silvia,
    em primeiro lugar gostaria de dar parabéns pelo seu blog, e pela corajosa decisão de levantar a bandeira do vinho nacional. Também gosto muito dos bons vinhos nacionais...

    Eu gostaria de saber se existe algum site oficial deste concurso, para ver os resultados na íntegra.

    abraço,
    Bortolin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bortolin! Obrigado pelos comentários.
      Você pode acessar os resultados completos no site da ABE (Associação Brasileira de Enologia): www.enologia.org.br
      Acredito que os principais diferenciais desse concurso sejam a chancela da OIV (há sempre ao menos um representante oficial da OIV - neste caso a Presidente - garantindo que todas as regras sejam cumpridas) e o fato de que os vinhos brasileiros são avaliados às cegas junto dos estrangeiros, garantindo que não existam diferentes privilégios ou preconceitos. É assim que deve ser. Quem é bom se mostra na taça e não no rótulo. Abraço! Silvia

      Excluir
    2. Bortolin Furlanettoquarta-feira, julho 11, 2012

      Oi Silvia, valeu por divulgar o site.

      Dei uma olhada nos resultados e vi algumas coisas interesantes:
      - Salton Volpi Cabernet Sauv. foi melhor avaliado que seus primos-ricos Talento e Desejo (que custam mais que o dobro do primeiro).
      - Boscato Anima Vitis (um dos mais ou "o" mais caro vinho nacional), que foi grande Medalha de Ouro no concurso Mundial Intergalático Bruxelas-Brasil, aqui foi prata, ficando inclusive atrás de outro vinho da mesma vinícola.

      São apenas algumas observações que mostram o quão subjetivo é o mundo do vinho, e que muitas vezes o vinho é aquilo que é, e não o que a vinícola quer que ele seja.

      abraço
      Bortolin

      Excluir