Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Porto Alegre 40 graus...


Cedo ou tarde vamos ter que nos dar conta de que esta é uma era de extremos, principalmente em relação ao clima. Dois meses seguidos de chuvas no estado de São Paulo já levaram 70 vidas na correnteza.
Na cidade de Porto Alegre, a capital mais fria do Brasil, a temperatura ontem chegou aos 41 graus e com sensação térmica de 44 graus. Meu termostato interno me avisa que qualquer coisa abaixo de 7 graus é muito frio e acima de 27 é muito quente.
Como só há de ser, minha preocupação recai sobre  a qualidade das uvas que vamos conseguir sob condições tão extremas. Fico sabendo através de alguns releases que no Vale dos Vinhedos as uvas brancas para espumantes estão melhores do que o esperado (assim informa a Salton e o Daniel Dalla Vale da Valduga), obviamente que isso se refere aos produtores que tiveram cuidados extras com o vinhedo no final de 2009 e começo de 2010. As tintas parecem estar amadurecendo bem, sob o sol de 33/34 graus que tem esquentado a vindima no Vale.
Ontem consegui informações do proprietário da Vinícola Pericó, em Santa Catarina, e fiquei sabendo que as chuvas por lá não foram tão intensas e o terroir de algumas partes de São Joaquim se beneficiou da altitude, com os ventos ajudando as plantas a ficarem secas mais rapidamente. Como a colheita por lá só começa em março, podem ser esperadas boas notícias.
O sol também segue inclemente na fronteira com o Uruguai (Campanha Gaúcha), onde todas as grandes vinícolas brasileiras têm vinhedos ou produtores associados. Espera-se um resultado muito bom com uvas difíceis, como a Tannat e a Pinot Noir, para os varietais.
Enquanto isso, aqui nesta cidade quente e úmida de São Paulo (faz 30 graus dentro de casa agora às 16h50), só nos resta comer frutas, saladas com verduras, legumes e grãos, e saborear um espumante muito, mas muito brut!
Bons goles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário