Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grande Hotel Escola Senac

Como já contei aqui, estou dando aulas no curso de Sommelier do Senac de Águas de São Pedro.
São duas turmas, uma com 19 alunos e outra com 15.
Ainda não vou mostrar os jovens alunos desse curso, mas quero mostrar para vocês algumas imagens do Grande Hotel de Águas de São Pedro que, no mesmo parque, abriga a escola do Senac, com cursos de tecnólogo em Gastronomia e Hotelaria, curso de Chef Internacional, cursos livres e de responsabilidade social.
Esse último merece até um pouco mais de explicação: são cursos de garçom e de cozinheiro, totalmente gratuitos e isso quer dizer muita coisa: os alunos ficam hospedados na escola, em um alojamento como o que eu estou, com quarto para duas pessoas, banheiro privativo, boas camas, armários, roupa de cama e banho. Todas as refeições estão incluídas, os uniformes e a biblioteca que fica à disposição com livre acesso à internet. Tudo gratuito. Vocês acreditam que sobram vagas para garçons? Pois é, é de graça, com toda a estrutura e as vagas ficam ociosas...



Já o Grande Hotel, em estilo art-deco da década de 1940 é o local onde os alunos estagiam. O Hotel fica dentro de um parque de 300 mil metros quadrados cheio de alamedas que levam às quadras de tênis, as piscinas, o campo de golfe a as áreas de lazer, além das termas com águas minerais.
As cozinhas do hotel são uma atração à parte e formam o maior complexo de processamento culinário da América Latina, isso sem contar as cozinhas da escola.



Durante o dia os alunos dividem-se entre salas de aula regulares e entre os laboratórios de cozinha.
Eu os fotografei hoje no laboratório de cozinha fria, onde iniciavam a parte de 'garde manger'. Alguns deles fizeram questão de posar para a foto.





O chef Tiago (na foto abaixo), que é monitor dessa turma (e também meu aluno) parece mais sóbrio do que realmente é, com sua dolmã impecável (o jaleco dos chefs) e seu alto chapéu (toque blanche).




Os alunos são jovens (muito jovens na verdade), vestidos em seus uniforme muito limpos e carregam no lugar das mochilas uma bolsa com facas. Quase não usam acessórios (proibidos dentro da cozinha), e quando conversam, comida é o assunto principal.
As rodinhas de uma moçada modernamente vestida, que curte balada, mora em república e paquera muito, discute (diferentemente de tantos outros) uma viagem para SP para visitarem alguns restaurantes do São Paulo Restaurant Week. São absolutamente normais, a não ser pelo fato de que sabem cozinhar, lavar louça, escolher legumes e verduras. E alguns deles agora estão aprendendo sobre vinhos.
Abaixo os alunos do laboratório de Confeitaria, e uma bandeja de sequilhos recém saídos do forno.





E, por fim, os visitantes do final da tarde, que vem virar algumas latas de lixo, roubar sanduíches deixados de lado...os quatis. O da foto abaixo passeava pela lanchonete à tarde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário