Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dunamis - Nova Vinícola de Dom Pedrito

Estão sendo lançados hoje, em um evento na cidade de Dom Pedrito (RS), quase fronteira com o Uruguai, os dois primeiros vinhos comerciais da 'Dunamis Vinhas e Vinhedos', um projeto iniciado em 2002 pelo agropecuarista José Antonio Peterle.
Eu fui gentilmente convidada para estar nesse evento, mas como tenho que ir estar em Águas de São Pedro amanhã, tive que declinar do convite.
Os vinhedos da empresa estão localizados na própria Dom Pedrito (foto abaixo) e também na serra gaúcha, no município de Cotiporã, somando 25 hectares.

As primeiras vinificações foram feitas na Embrapa com o apoio técnico do enólogo e pesquisador Celito Guerra, que não participa do evento de hoje por estar dando aulas em uma universidade francesa.
Quando os resultados se mostraram promissores, foi chamado mais um nome de peso da indústria nacional para ser o consultor dos vinhos, o chileno Mario Geisse, do qual vocês já ouviram falar muito aqui (ele é dono da Vinícola Geisse em Pinto Bandeira e sócio e Diretor Técnico da vinícola Casa Silva no Chile).
Ainda não provei os vinhos, então só posso registrar quais eles são: o tinto chama-se Cor e é um corte das uvas Merlot e Cabernet Franc da safra 2008 e o branco chama-se Ser e é um corte das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay da safra 2010 (as fotos das garrafas estão abaixo).
Fico sempre feliz ao saber que mais uma empresa está interessada em produzir vinhos que obedeçam aos modernos padrões de qualidade que, na última década, foram capazes de iniciar o longo processo de colocar o Brasil entre os produtores respeitados do mundo.
Seja bem vinda Dunamis e bons brindes!

P.S.: Fico sabendo, também, que por algum tempo (devido a pequena produção desses vinhos e aos seus preços mais condizentes com a realidade brasileira) eles só serão vendidos no RS.



Um comentário:

  1. Oi Silvia,
    bom que Dom Pedrito esteja se incluindo também nesse universo nobre do vinho.. Sou de Livramento e a poucos dias passei pela região de Dom Pedrito.. tirando algumas propriedades agropecuárias, o resto é de dar dó.....mas enfim, ontem provei um Farina Amarone della Valpolicella, minha primeira vez com italia no vinho.. harmonizamos com um rizoto de frango com bacon e grana padano... epetáculo
    saludos
    José@penadelsur.com.br

    ResponderExcluir