Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Vá Ver as Vinhas!

Carnaval chegando e muitas opções de passeio para casais, famílias e grupos de amigos.
Quem não vai para a folia dos blocos e das escolas de samba, pode optar por caminhar entre os parreirais da Serra Gaúcha e aproveitar algumas das deliciosas hospedagens que a cidade de Bento Gonçalves oferece (é claro que algumas delas têm pacotes especiais que envolvem a folia da época, assim vale consultar os sites).
Desnecessário dizer que em locais como os que aparecem abaixo a gastronomia é parte de experiência e vale a pena deixar a dieta de lado por alguns dias e aproveitar as nossas riquezas de mesa, taça e aconchego!

A primeira opção de hospedagem é também a mais luxuosa. O Hotel e Spa do Vinho fica localizado no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS) e merece uma visita, nem que seja somente para fazer algum tratamento no Spa. Se puder se hospedar, não hesite. Os preços são menos absurdos do que o luxo do hotel dá a entender (a foto abaixo é da sala de estar onde fica a recepção e a de cima é uma vista do vinhedo ao lado do estacionamento do hotel, que dá para a vinícola Miolo).


A Casa Valduga tem um complexo enoturístico que inclui pousada (com vários tipos e tamanhos de quartos super confortáveis), restaurantes e a própria vinícola, aberta para visitação. É um local lindo e bem cuidado, com detalhes que brincam entre o tradicional e o inovador, e o restaurante Maria Valduga é imperdível.


Bem perto da Valduga fica uma das hospedagens mais diferenciadas de toda a região, a Pousada Borghetto Sant'anna, da qual já falei aqui. São várias casas (foto abaixo) e quartos com decoração caprichada e diferenciada, todos com a vista maravilhosa do vale. Só é preciso estar atento pois a pousada não tem restaurante.


Ainda dentro do vale fica o Hotel Villa Michelon, ocupando uma belíssima área que inclui atrações essenciais para quem tem filhos, como um bom parque, equipe de recreação, piscina aquecida coberta, lago, animais de pequeno porte que circulam livres e todos os confortos de um hotel bem equipado que os pais também irão apreciar (incluindo aí um vinhedo modelo muito bem cuidado).



O hotel é tão tradicional e respeitado no vale que a Vindima da região sempre começa com uma festa lá, que inclui o autêntico filó italiano (foto abaixo) com comidas, vinhos, jogos e cantoria.
Há, ainda, um delicioso restaurante (Mamma Gemma) que abre para o almoço, sob a tutela do chef Pessali, dono do Primo Camilo na cidade vizinha de Garibaldi.


Saindo do vale dos Vinhedos, mas ainda na estrada que liga Bento Gonçalves a Farroupilha e também a Garibaldi, ficam dois hotéis que precisam ser melhor conhecidos. Um deles, de grande porte e excelente estrutura, é o Farina Park, que conta com a simpatia da proprietária Maria Alice Farina e com um restaurante de primeira (fotos abaixo).


E quase escondido dentro da estrutura de pedra do Castelo Benvenutti fica o legítimo representante da pequena comunidade polonesa na Serra, o Zamek, um hotel boutique com detalhes surpreendentes e decoração caprichada (foto).
No saguão de entrada fica o Vin Caffé, um espaço gostoso e com cardápio plural, onde são encontradas algumas especialidades polonesas. Vale provar!


Se a fome apertar para valer, o restaurante Di Paolo, que fica na outra ponta do Castelo Benvenutti, não deixa nenhum paladar infeliz. É, há anos, o melhor galeto de toda a serra e tem uma carta de vinhos brasileiros de fazer inveja. 
Dentro da cidade de Bento Gonçalves é a tradição do grupo Dall'Onder que domina a hospedagem.
Quem prefere um estilo mais executivo e ágil encontra destino certo no Dall'Onder Vittoria, um moderno prédio bem em frente do pequeno shopping da cidade. Competente e agradável, é uma boa opção.



Mas se a ideia é estar onde as coisas acontecem, o Grande Hotel Dall'Onder (foto acima) é a escolha certa. Na avenida que reúne os principais restaurantes e bares da cidade, é um hotelzão de estilo bonachão. 
Eu, que venho me hospedando lá desde a década de 1990, posso dizer que os quartos reformados são confortáveis, espaçosos e silenciosos. 
O café-da-manhã é marca registrada, com fartura e qualidade típicas dos bons hotéis brasileiros.
Vale a pena, ainda, jantar na cantina Cabernet do sub-solo (foto), intimista e aconchegante, tem boa comida e serviço delicado.


Assim, duvido que quem se dispuser a ir para o Rio Grande nesse próximo feriado vá ficar mal acomodado. Existem opções para todos os bolsos e gostos, e principalmente, todas regadas aos bons vinhos da Serra e com a simpatia do povo gaúcho.
É para brindar o Carnaval com espumante!
Bom passeio e bons goles!











Nenhum comentário:

Postar um comentário