Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Trabalhando 'pro bono'

Hoje, quarta-feira, é o jantar de formatura dos alunos do CCI (Cozinheiro Chef Internacional), um curso de extensão universitária do SENAC de Águas de São Pedro.
A turma se divide em duas e são oferecidos dois jantares onde eles se revesam: metade da turma cozinha e a outra metade faz o serviço no salão. Como chefs formados eles tiveram uma verba e escolheram cardápio e tema, e desde ontem estão envolvidos no pré-preparo de tudo o que será servido hoje.
São 45 convidados, numa lista que inclui professores e familiares dos formandos vindos de várias partes do Brasil, que serão recebidos no restaurante mais luxuoso do Grande Hotel de Águas de São Pedro, aberto e decorado especialmente para a ocasião.
A turma que cozinhará hoje inclui quatro de meus ex-alunos do curso de sommelier (Cristiana, Gustavo, Rodrigo e Luiz) e é por isso que eu estarei lá hoje, fazendo o serviço dos vinhos para o jantar deles, pro bono.
Fui convidada para o jantar, mas ofereci meus serviços de sommeliére pois vi o empenho deles nas aulas e o desejo genuíno de fazer um trabalho profissional, que elevasse a experiência gastronômica a um nível mais alto. Desejo esse, que os levou a buscarem parcerias para oferecer vinhos no jantar, coisa que a verba original da escola não prevê, e que fará parte do dia-a-dia deles como profissionais.
Abaixo está o cardápio que foi criado e desenvolvido por eles e cuja arte foi feita por meu marido. Os vinhos escolhidos serão os da Pizzato, e para completar a festa um casal de atores interpretará partes da peça de Skakespeare nos intervalos entre um prato e outro.



Sei que será um sucesso e já estou com meu saca-rolhas em punho, meu uniforme preto e muita disposição para colaborar nesse evento.
Se eu conseguir, farei algumas imagens para colocar aqui depois.
É importante que todo sommelier saiba que conhecimento precisa ser compartilhado e que nem tudo precisa ser cobrado.
Meus alunos, que se formam hoje, saem sabendo da importância de ter um profissional habilitado na casa onde irão trabalhar (ou possuir) e da diferença que faz ter pratos e vinhos harmonizados. Assim, as possibilidades de empregos se multiplicam e os profissionais honestos encontraram o espaço que merecem.
Bons brindes e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário