Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um pouco sobre os vinhos biodinâmicos, orgânicos etc...

Vou reproduzir aqui um texto que recebi da Lis Cereja, nutricionista e sommeliére, proprietária da enoteca Saint Vin Saint, aqui em SP.
Ela é casada com o Ramatis Russo, também sommelier e juntos eles vem implementando uma carta de vinhos única na cidade, que os enófilos precisam conhecer.
Prefiro reproduzir o texto dela a comentá-lo pois meus conhecimentos sobre essa nova classe de vinhos ainda é muito pequeno, tanto de estudo quanto de degustação.
Segue:

A Enoteca no Salon "Vin en Tête"- Paris, 03/dez
Novidades em Vinhos Naturais. 


Este ano conseguimos nos firmar como a única carta de vinhos em São Paulo especializada em vinhos chamados “sustentáveis”. Mais do que isso, focamos nos vinhos biodinâmicos e naturais, dando espaço para esses produtores tão polêmicos e controversos do mundo do vinho. São cerca de 200 rótulos.

Nossa estrutura sempre foi, tirados os rótulos, de alguma maneira, sustentável. Reciclamos o lixo, que é levado para postos de coleta especializados. Reciclamos nossas garrafas de vinho pessoalmente, levando-as toda semana para postos de reciclagem de vidro. Nosso óleo de cozinha é levado até uma ONG, onde ele é reutilizado sem ser descartado no ambiente. Além disso, entendemos a sustentabilidade como algo maior do que simplesmente bom, sendo para o meio ambiente. Procuramos ajudar a “economia” do bairro. Nossos pães são feitos pelo padeiro da esquina, com receita nossa, e parte de nosso horti fruti é fornecido por um amigo da mesma rua. 
Nossos legumes, verduras, farinhas, ovos, etc... são todos orgânicos. Isso explica também a nossa preocupação com a sazonalidade dos produtos e com a constante alteração de nosso menu.
Claro que, além de todos esses fatores, apostamos nos vinhos. Hoje, 99% de nossa carta de vinhos, que  soma quase 200 rótulos, é de vinhos sustentáveis, orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Talvez tenha sido um pouco do que eu trouxe para minha vida na época de nutricionista: você é o que você come, e você também é o que você bebe. E nada mais óbvio, pensando desse jeito, do que consumir produtos orgânicos e naturais.

Ainda existe um grande preconceito, principalmente em se tratando de vinhos, contra esses viticultores “loucos” do mundo do vinho. Os biodinâmicos e naturais, além de serem sustentáveis, são mais do que isso. São uma tentativa de resgatar a originalidade, a saúde, o equilíbrio e a autenticidade dos vinhos.
E é por isso que vamos aumentar nossa carta de vinhos naturais ainda mais. Os naturais são vinhos feitos como se faziam vinhos “antes” da tecnologia. Trabalho manual, colheita manual, sem filtragem, sem colação, sem adição de pesticidas ou agrotóxicos, e na maioria das vezes, sem conservantes. São feitos em produções muito pequenas, respeitando o meio ambiente e o terroir.

Nos dias 3 e 4 de dezembro próximo, iremos para Paris, na feira de vinhos Vin en Tête, especializada em vinhos naturais & bio. São poucos, ainda, os eventos destinados aos vinhos naturais & bio pelo mundo. Mas estão aumentando consideravelmente, já que o movimento por um mundo sustentável e mais saudável está ganhando adeptos a todo momento. Quiça uma hora até vire “moda”. 
Estaremos nesta feira com produtores como Pacalet e Prieure Roche, “monstros” do mundo do vinho, além de mais dezenas de viticultores franceses, espanhóis, italianos e gregos, para trocar informações e descobrir as novidades de cada um.
A partir da segunda semana de dezembro, então, todos poderão conferir as novidades em nossa carta de vinhos. 
Sempre gosto de citar uma frase de Talmude: “Onde não há vinhos, os remédios se fazem necessários”. A questão é... quais vinhos? Você é o que você bebe.

Saúde!
Lis Cereja

Quem quiser saber mais sobre o salão de vinhos em Paris, o site é: http://salon.levinentete.fr/
E quem ainda não conhece a Enoteca da Lis e do Ramatis, precisa ir conhecer: http://www.saintvinsaint.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário