Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Se você não gosta de BBB (como eu)...

...vá até a sua locadora de vídeo ou até uma boa loja e escolha alguns filmes para suas noites.
As sugestões que aparecem aqui são (quase) todas relacionadas ao mundo do vinho e da gastronomia, claro, mas em diferentes gêneros.
Minha dica é que, dependendo do vídeo, você tenha em mãos uma garrafa de vinho, para não passar vontade durante a sessão.
Bom divertimento, e de qualidade!
Vamos começar pelos que eu considero quase como 'clássicos' e a enorme maioria deles não é americano:
este pede um vinho francês, por favor!

para este, vinho de missa, claro!


 suspense e crime, pede um Cabernet americano!

 de Ettore Scola, um filme 'cabeça' como se dizia antigamente, mas delicioso, que pede um vinho italiano, se possível Sangiovese!


 se vocês já viram, revejam, se não viram, por que não viram ainda? Soldados italianos, durante a Segunda Grande Guerra, perdidos numa ilha grega. Qual o vinho? Um rosé grego ou um branco italiano!

 delicioso, romântico, feliz! Precisa de um espumante italiano Prosecco para acompanhar!

 este é para matar de inveja os chefs de cozinha com as habilidades do protagonista, o pai das três moças da capa (em português chama-se 'Comer, Beber e Viver'). Sugiro cerveja para acompanhar.

 infelizmente não consigo me lembrar do nome deste filme em português, mas ele existe por aqui sim, e é o filme que inspirou a cópia americana que está abaixo. Se puder assistir aos dois, verá como este alemão é muito melhor apesar de mais triste. Vale acompanhar com um bom Riesling ou Gewurztraminer, se possível alemão, é claro.

Os filmes abaixo são americanos e isso não necessariamente depõe contra eles, mas em muitos casos são apenas entretenimento, de qualquer forma muito melhores do que BBB.

como já escrevi, cópia do filme alemão, com a linda Catherine Zeta-Jones fazendo cara de brava e de linda. Só isso. Dá para acompanhar com um Carmenére chileno.

 com certeza este não foi o momento mais inspirado da carreira de Julia Roberts, mas para quem não leu o livro (alguém não leu?), até que dá para ver. As opções de bebida acompanham a viagem do filme: vinho tinto italiano para 'Comer', chá (ou tchai) para 'Rezar' e cerveja ou caipirinha para 'Amar'.

nesta capa (que é a que eu tenho), uma versão 'dois em um' de filmes que falam sobre vinhos, o Sr.Matrix fazendo um bom moço com suas duas expressões faciais possíveis, encarando de frente dois atores que fazem-no quase sumir com suas atuações, um deles Anthony Quinn. É um filme água com açúcar com bonitas imagens. Se tiver um Zinfandel americano, está valendo a companhia, senão um Tempranillo espanhol jovem.
O outro filme é Sideways, versão sarcástica dos enófilos, mas um dos bons filmes do gênero. Claro que o vinho para este filme é um Merlot americano (ou seria um Pinot Noir)?

 este é para enófilos mesmo, senão não vale o tempo gasto. Tenha um bom vinho em mãos, pois você irá passar vontade se não o tiver. Um Chardonnay de alta gama, francês ou americano.

muitas meninas adoram, os meninos nem tanto, mas é bom entretenimento (apesar de dar uma fome!). Um bom espumante brasileiro será boa companhia para este filme.

nada como uma saborosa comédia romântica para nos fazer dormir em paz depois. É um desses filmes para assistir várias vezes (e não apenas pelo Johnny Depp que tomou o gosto pelo chocolate e fez também Willie Wonka). Prepare uma taça de vinho do Porto e uma boa porção de bombons!

 não, não é um filme sobre vinho e nem sobre gastronomia, a não ser pelo fato de ser passado em Paris onde isso é sempre o pano de fundo. Mas é um desses filmes que precisam ser vistos por quem gosta de fantasia e literatura. Talvez com uma tacinha de absinto como companhia, ou Champagne, se você puder!

 dispensa apresentações. Divertido, leve e precisa ser acompanhado de um rosé provençal, se não puder, compre um bom rosé brasileiro.

E, por fim, seguem dois filmes bastante alternativos, o alemão 'Soul Kitchen', um filme sobre amizade, cozinha e música soul e o brasileiro 'Estômago', que supera as expectativas de quem assiste, falando sobre o poder da cozinha.
Acompanhe o primeiro com cerveja alemã e o segundo (acredite-me) com vinho italiano.



 Assim, se vocês juntarem à essa lista de 18 sugestões mais três filmes muito tradicionais sobre gastronomia (o mexicano "Como Àgua para Chocolate", o francês "Vatel" e o grego "Tempero da Vida") e o documentário (este apenas para enófilos) "Mondovino" de Jonathan Nossiter, vocês terão 22 dias de entretenimento enogastronômico e cultural, sem precisar dar audiência para as bobagens da tv.
Bons brindes e excelente semana!

3 comentários:

  1. Buenas...
    Matou a pau!!!!
    gracias pelas excelentes dicas...
    saludos
    Zzé
    ps: tá chegando a hora da colheita aqui no sul, pelo jeito teremos uma boa safra....

    ResponderExcluir
  2. Silvia,
    estou ficando viciada no teu blog, sempre algo inusitado. Sempre dicas simples, não simplórias, veja bem a diferença, pois pra mim, luxo é isso...simples e bem feito. Parabéns.
    Graziela

    ResponderExcluir
  3. A festa de Babete e Chocolate e um dos filmes mais BELOS que ja vi na vida. Da lista a cima muitos ja vi, mas esses dois sao impecaveis.

    ResponderExcluir