Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Food for Thought (Alimento para o Espírito)

Na cidade de Londres, na Inglaterra, existe um museu de tecnologia com uma área dedicada exclusivamente aos alimentos e sua história. O nome dessa ala é 'Food for Thought', que também é o nome de um famoso restaurante vegetariano de lá. Eu traduzo livremente como 'comida para pensar', mas acho que é mais chique chamar de alimento para o espírito, como eu escrevi no título.
Essa introdução imensa é para falar de alguns livros que eu aprecio imensamente e que acho essenciais para quem se interessa por  enogastronomia e por literatura.
Vamos à eles:
"Comer é um sentimento" é escrito por um jornalista francês, importante crítico gastronômico do Le Figaro.
O livro é ácido, doce, ardido, salgado e outros atributos do paladar que você consiga pensar.
Inteligente, divertido e um pouco mordaz.
Capítulos curtos, algumas receitas que dão vontade de fazer e, principalmente, muita informação bem escrita.

Já o livro "De Caçador a Gourmet" é mais sóbrio e tem, por vezes, a cara de trabalho científico (e em parte é mesmo), mas o mais interessante nele é abordar a alimentação humana desde os primórdios até agora, utilizando não só a linha do tempo como a geografia. Explica uma porção de coisas que sabemos (ou achamos que sabemos) e conta tantas outras nas quais nunca pensamos ou reparamos.
Como já disse, é mais 'sério' e eu mesma tive que começar a lê-lo duas vezes até engrenar, mas hoje é uma de minhas referências. Não tem nenhuma pretensão de parecer ficção.

Em estilo completamente diferente está o best seller, "Comer  Rezar e Amar", de uma jornalista americana, contando suas experiências em três países muito distintos, revelando detalhes da culinária, religião e relações sociais de cada local.
Tem tom de ficção (embora não seja) e linguagem cativante. As mulheres tendem a apreciar mais do que os homens pois é recheado de discussões sobre emoções, relacionamento e tudo aquilo sobre o qual as mulheres gostam de discutir indefinidamente. E mesmo eu não sendo uma das que adora 'discutir a relação' o livro me encanta e é cheio de insights importantes.
Os amantes do vinho vão encontrar na obra "Os sentidos do Vinho" do jornalista americano Matt Kramer, uma obra agradável de ler, informativa e bem cuidada. Cheia de coisas que gostamos de saber mas muitas vezes não sabemos nem mesmo a quem perguntar.
É um dos meus preferidos e passa longe da ficção. Mesmo tendo um estilo bem americano, ainda assim é acessível e interessante.

Agora vem uma escolha muito, mas muito pessoal. Sou fã 'ardorosa' do ex-chef Anthony Bourdain (foto em preto e branco da época em que ele ainda dava duro em uma cozinha novaiorquina). Meu marido fica sempre dividido entre apreciar o trabalho televisivo do sujeito e ter ciúme de minha 'apreciação efusiva' do chef. Mas aí é que está, seu programa 'Sem Reservas', que passa na tv a cabo é viciante e seus livros - mordazes como ele - são deliciosos. Comece por "Cozinha Confidencial" e você nunca mais vai comer peixe no buffet a quilo nas segundas-feiras...
Ao todo o chef tem quatro livros publicados no Brasil, somente um deles com receitas, os outros três são de turismo culinário (sua especialidade) e memórias de seu tempo como chef.
Anthony Bourdain parece ter uma boa ligação com o Brasil. Conta em seus livros e em dois programas na tv que odiou SP quando esteve aqui a primeira vez, mas que atualmente é uma das cidades do mundo da qual mais gosta, "feia por fora e linda por dentro". Já esteve no Brasil várias vezes, como quase todo americano ele adora caipirinhas (há muitos anos no 'Tempero da Dadá' em Salvador ele tomou 8 delas), e já teve o privilégio de comer espetinho de rua com cerveja a convite do chef Jun Sakamoto.
Bem, já deu para perceber que sou fã...

Uma última dica: uma boa taça de um vinho rosé fresco e geladinho, um mix de castanhas e frutas secas para petiscar, uma boa poltrona e boas horas de leitura! Food for thought!

Nenhum comentário:

Postar um comentário