Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um Protesto!

Começa na terça-feira que vem a Expovinis Brasil 2010 e às 14h30 serão anunciados os Top Ten.
O que são eles? São os dez melhores vinhos da feira, inscritos pelos participantes que querem seus vinhos avaliados por um grupo de enófilos que degusta tudo às cegas e dá suas notas.
Os vencedores normalmente recebem um troféu que passa a enfeitar a mesa do expositor e depois servirá como ferramenta de marketing.
Nada errado nisso, a não ser o fato de que entre as dezenas de degustadores da seleção desses Top Ten não há nenhuma mulher!
Isso mesmo, não há nenhuma degustadora nessa prova.
Faz anos que ando indignada com isso e nunca ninguêm conseguiu me explicar o por que, uma vez que em TODAS as provas nacionais e internacionais de renome existem mulheres no grupo de degustadores.
É um mundo machista? Com certeza. Já escutei absurdos do tipo: "quem essa menina pensa que é para dar opinião sobre vinhos", de um conhecido enófilo (ele mesmo já meio surdo, falando mais alto do que deveria, achando que eu não estava escutando)...
Tenho amigas sommeliéres que já escutaram barbaridades nas mesas dos restaurantes, lugar onde quase nada pode ser retrucado.
Mas o pior são as pessoas que não percebem que esse cenário está mudando. Muitas mulheres são enólogas de grandes empresas e de pequenas vinícolas boutiques, fazendo deliciosos vinhos com seu estilo e assinatura, muitas mulheres são diretoras de marketing, comerciais, vendedoras, promotoras, sommeliéres e tudo o mais que permeia o mundo dos vinhos.
No entanto, no Top Ten ainda não estão representadas como degustadoras. Por que?
Assim de cara, sem parar para pensar, consigo nomear duas mulheres que merecem estar entre os degustadores (e garanto que TODOS eles as conhecem) a primeira sommeliére brasileira, Deise Novakoski, do Rio de Janeiro e a jornalista especializada e diretora da revista Menu, Suzana Barelli. Degustadoras experientes, acostumadas com o machismo que permeia esse mundo e com um importante detalhe: narizes femininos, capazes de reconhecer uma gama aromática muito maior e mais sutil do que os homens.
Deixo aqui meu protesto sem brinde, para que na edição 2011 da Expovinis uma dessas mulheres esteja lá, participando dessa seleção. E tenho dito!

Ah! A foto que está acima é da fila de credenciamento da Expovinis do ano passado. Pertence ao site da Exponor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário