Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vinho vem em garrafa certo?

Olhe as fotos e pense como o mundo do vinho está mudando:














Uma propaganda famosa, de alguns anos atrás, afirmava 'Você precisa rever seus conceitos'. E é exatamente isso que vamos ter que começar a fazer em relação às embalagens de vinhos. 
Temos bons motivos para isso: o vidro, apesar de reciclável, pesa e seu transporte aumenta a emissão de poluentes. Por conta disso várias empresas - até mesmo brasileiras - já estão pedindo às fábricas para que desenvolvam garrafas mais leves. Não é bobagem, é coisa muito séria. Quer uma prova: vá até o supermercado e pegue nas mãos algumas garrafas de variadas partes do mundo. Elas ainda são muito pesadas, algumas delas absurdamente pesadas. 
Isso tinha explicação no passado, quando a armazenagem, o transporte e qualidade dos produtos era deficiente e muita coisa ficava por conta da qualidade do vidro, bem mais fácil de controlar. 
Hoje em dia isso não é mais necessário na grande maioria dos casos, exceção é a garrafa de espumante que precisa ser diferenciada para suportar a pressão do líquido, e algumas das garrafas de vinhos longevos, que necessitarão de armazenagem longa. O restante pode (e deve) mudar.
Infelizmente, com pouquíssimas exceções, ainda não é possível encontrar bons vinhos em Bag in Box no Brasil (o mercado deve ter uns 5 ou 6 rótulos somente que vale a pena comprar), mas no exterior isso já vem mudando com muito mais rapidez.
Por aqui, vale a pena ter um Bag in Box com torneirinha para o seu vinho de dia-a-dia, aquele que serve para cozinhar e para beber e também para festas familiares, churrascos e até mesmo para vender em restaurantes onde o consumo de vinho é pequeno mas o proprietário quer agradar o cliente que gostaria de beber um vinho. Excelente opção para vender vinho em taça.
Embalagens de plástico nem pensar, ok? É o contrário de tudo o que fala de preservação e economia e até hoje só porcaria com nome de vinho foi colocada em garrafa plástica. 
Sei que o assunto é polêmico, por isso deixei-o para o final de semana para pensar com calma. Afinal, há poucos anos os vinhos com rolhas sintéticas ou com 'screw cap' (tampa de rosca) eram mal vistos e hoje isso já mudou. Então, para continuarmos apreciando bons vinhos por mais tempo (e principalmente para as futuras gerações) é melhor começarmos já a revermos nossos 'pré'conceitos.
Bons Goles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário