Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sábado, 3 de abril de 2010

Vinho e Chocolate

Bacalhau na sexta-feira Santa e chocolate no domingo de Páscoa. 
Parece-me que esses feriados são muito mais gastronômicos do que religiosos para a grande maioria das pessoas.
E eu também não estou aqui para questionar a fé de ninguém, convenhamos.
Mas tenho uma sugestão importante para o dia não-oficial do chocolate: vinhos doces.
Uma das principais regras da harmonização de vinhos e alimentos ensina que os vinhos devem ser mais doces do que a sobremesa que será provada.
Isso é especialmente difícil quando se trata de chocolates, pois não estamos lidando somente com o açúcar, mas também com a manteiga de cacau, com os bombons de sabores variados e com o leite.
A harmonização clássica nos ensina a tomar vinho do Porto com chocolate, mas também há uma outra 'sensação' a ser descoberta: uísque de boa qualidade. Fica soberbo com um pedaço de chocolate meio amargo. Mas cuidado! Muito açúcar e gordura ajuda a encobrir o alto grau alcoólico dessas bebidas e passar do limite é fácil fácil.
Mas afinal, nosso foco são os vinhos brasileiros e para essa combinação festiva, temos muitas opções:
à esquerda estão alguns brancos, tanto o Terranova da Miolo (feito no nordeste) quando o Late Harvest da Aurora, são vinhos cujas uvas foram colhidas tardiamente, concentrando açúcares. São excelentes também como aperitivos, servidos bem refrescados (principalmente o da Aurora, o mais leve deles). A bela garrafa do meio é um mistela da Reggio Castela de São Marcos (RS), um vinho diferenciado, fortificado com àlcool de uvas e de uma elegância de aromas e sabores encantadora. Essa é com certeza uma opção para a sobremesa. Na foto da direita estão os tintos. O mais elaborado deles é o Portento da QSM, feito em Santa Catarina com amelhor tradição portuguesa - vai bem com todos os chocolates. O tinto da Aurora e o da Don Laurindo são mais leves e delicados e também podem ser servidos ligeiramente refrescados, vale provar até mesmo com bolinhos de bacalhau. A garrafa bojuda é do fortificado da Casa Valduga, um vinho em estilo mais português do que brasileiro, que vai bem com as sobremesas e com mousse de chocolate. Um cuidado apenas: as sobremesas brasileiras mais típicas, com ovos, côco e doce de leite precisam de vinhos mais ácidos e frescos. Então, a escolha aí vai recair sobre espumantes da uva Moscatel, que combinam açúcar e frescor. Bons goles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário