Colheita 2016

Colheita 2016
Seja bem-vindo! E que nunca nos falte o pão, o vinho e a saúde e alegria para compartilhar!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Homens na Cozinha!

Ai ai...
Ligo a TV agora para parar de pensar um pouco em vinhos e em outros problemas 'de foro íntimo' e me deparo com um programa do canal Fox Life da TVA sobre o qual já quis falar aqui, mas não tive coragem até agora pois sei que vai dar 'encrenca' em casa...
http://www.bemsimples.com/br/televisao/programas/homens-gourmet/index.html
Sempre que eu viajava para o Chile ou para a Argentina me perguntava o por quê do Brasil não ter um canal gourmet como esses dois países têm. Nunca me fez sentido que todos os programas interessantes de gastronomia (à exceção do 'Mesa para Dois') fossem estrangeiros, e que nós fôssemos submetidos às senhorinhas da tarde que fazem torta de liquidificador e sobremesas mergulhadas em leite condensado ao menos uma vez por semana.
A FOX trouxe uma parte dessa programação latina no segmento 'Bem Simples' e completou com dois blocos feitos aqui no Brasil. Um deles é o delicioso Homens Gourmet, que estreou em maio deste ano.
Delicioso em vários aspectos, diga-se de passagem, que minhas colegas da Confraria Clint Eastwood de Vinhos vão entender bem e que vai me custar muita explicação, um bom risotto, um vinho especial e sei lá o que mais para me explicar aqui em casa.
Meu marido não cozinha e isso nunca foi um problema, pois tenho um enorme prazer em cozinhar para ele, que há mais de uma década finge gostar de tudo o que eu faço.
Mas confesso que é muito interessante ver um homem que sabe se virar bem na cozinha. Sou fã confessa dos televisivos Anthony Bourdain (que há muito deixou de sujar as mãos na cozinha), do rapazola Jaime Oliver, do mal-humorado Gordon Ramsey e do sumido espanhol Karlos Arguiñano.



Adoro vê-los cortando, refogando, explicado as coisas com aquela técnica e critério que tantos homens usam de maneira muito informal  e que por isso mesmo parece ainda mais sedutora.
Os quatro homens do programa da FOX são muito diferentes entre si e assim o programa fica interessante (e sim para as curiosas, são diferentes tipos de beleza, pois há que existir comida para todos os paladares, certo?). Em contraponto há uma mulher para coordená-los(!!!???!!!), sabe-se lá por quê.

Eles contam pequenas histórias, preparam os pratos e depois provam tudo. E o melhor, há SEMPRE uma taça de vinho sobre a mesa, embora os vinhos não sejam explicados nem apresentados. Mas isso já difere do restante dos programas no Brasil, que parecem fingir que tudo combina com refrigerante, suco de laranja e cerveja, esses ao menos 'mostram' uma taça de vinho.
Na Argentina e no Chile o Canal Gourmet.com, cujo lema é "Amante do Bem Viver" tem em sua grade alguns programas de vinhos e de outras bebidas.
Sei que nós brasileiros somos falsamente moralistas e temos um problema de saúde pública com o alcoolismo (principalmente ligado à pobreza cultural e material), mas acho que já está na hora de algum canal de tv (creio que tem que ser a cabo) dar atenção para isso e colocar um bom e despretensioso programa sobre bebidas em geral.
Fica a sugestão para as leitoras que também gostam de homens na cozinha e o desejo de um bom final de semana!

Ah! Sejam conscientes no próximo domingo. Ninguém faz milagres, mas um monte de gente faz bobagem e à custa do nosso voto, que é MUITO sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário